Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curiosidades da Amazônia: Guaraná


O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maués AM e na Bahia. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. O seu fruto (foto) possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. O refrigerante de guaraná mais vendido do mundo é o Guaraná Antarctica, produzido desde abril de 1921 no Brasil.
O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla, e, em 1921, o Guaraná Champagne Antarctica, pela empresa homônima.

Na Amazônia, há diversas formas de consumo do guaraná. Nas ruas, é consumido em forma de xarope, batido com água, leite, farinha láctea, amendoin, catuaba e até açaí. Em forma de refrigerante, existem muitas marcas, as mais consumidas são Garoto, Cerpa e Tuchaua, no Pará; e Real, no Amazonas. Além desses, os maranhenses, na região Nordeste, consomem o Guaraná Jesus, de cor rosa e sabor de canela.

Que tal experimentar um gole geladinho...
Fotos: Google Pics

Nenhum comentário: