Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mais uma reestruturação: Japan Airliners

Mais uma companhia aérea internacional “tradicional”, a japonesa JAL – Japan Airliners, iniciou processo de reestruturação que, por via de regra, inicia-se com um pedido de falência. Outras companhias de bandeira (representante de países) já passaram pelo processo deste o surgimento das companhias de baixo custo/baixa tarifa e dos atentados de 11 de setembro que aceleram o processo. Algumas companhias, como as Americanas, Deltas, United, Continental; a australiana Qantas; a holandesa KLM, que recentemente somou suas operações com Air France; a inglesa British; a espanhola Ibéria; e a brasileira Varig, comprada, quem diria, pela “low cost” Gol.
No mercado amazônico também podemos observar este movimento, mas em outro setor, o de hotelaria. Em Belém, diversos hotéis tradicionais já sucumbiram a processo de modernização, e os que ficaram tiveram que modernizar suas instalações. Semelhante ao que aconteceu ao hotel Ca’d’Oro (Revista Viagem e Turismo, Janeiro 2010, p. 42-43) que fechou as portas em dezembro de 2009, Vanja e Equatorial encerraram suas atividades ao longo da década de 90 do século XX.
O processo é natural e promove uma reciclagem do destino turístico, seja por meio da modernização dos empreendimentos, sejam eles ligados ao mercado de baixo custo ou não, pois no caso de Belém, no prédio onde funcionava o hotel Vanja, renasceu um empreendimento 5 estrelas, o hotel Crowne Plaza.

Nenhum comentário: