Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aeroportos no interior para dinamizar fluxos turísticos

Alguns governos estaduais já entenderam que a acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento ou menos consolidação de destinos turísticos, no caso de destinos distantes da demanda, os aeroportos desempenham um papel fundamental. Os governos do Piauí e Minas Gerais estão revitalizando os aeroportos do interior do estado, na tentativa de dinamizar atividades econômicas, desde o agronegócio até o turismo.
No Piauí, está marcada para março, a inauguração da ampliação da pista (de 2050 para 2500 metros de extensão) do recém criado Aeroporto Internacional de Parnaíba, possibilitando a operação regular de jatos de médio e grande porte. Este aeroporto é estratégico para o roteiro integrado que envolve os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o chamado Delta do Parnaíba, que inclui também os Lençóis Maranhenses.
Em Minas Gerais, por meio do Programa Aeroportuário de Minais Gerais (Proaero), o governo estadual vem reformando diversos aeroportos no interior, com destaque para Governador Valadares, Patos de Minas e Caxambú.
A reforma destes terminais permite ligações regionais entre o interior e os grandes centros urbanos e mesmo entre cidades importantes no interior. Na Amazônia, onde a impossibilidade de construção e manutenção de estradas têm um custo bastante elevado, além de contribuir para o desmatamento, o acesso aéreo é fundamental para dinamizar a economia da região em vários setores, inclusive o turismo.

Nenhum comentário: