Aproveitando o início do verão amazônico, fiz um rolé por algumas regiões turísticas da Amazônia Legal, que inclui os estados do Mato Grosso e Maranhão. Encontrei desenvolvimento turístico em todas elas, contudo os serviços públicos continuam precários em algumas cidades, o que dificulta o desenvolvimento dos negócios e diminui a qualidade de vida da população local.
Em Macapá e Santarém os problemas são a falta de luz, com várias paradas no fornecimento ao longo do dia; sinal telefônico ruim; além da falta da água. Em Santarém, por exemplo, na última segunda-feira dia 07, antes do meu voo de retorno para Belém, presenciei 5 quedas de energia na região central da cidade, um verdadeiro absurdo. Em Macapá, o acesso a internet banda larga é precário, o que dificulta a criação de sites e acesso a informações pelos turistas sobre a região. Fico perguntando onde estão nossos deputados estaduais e nossos senadores... talvez de férias enquanto seu eleitorado pena com a má qualidade dos serviços. Lembrem, as eleições estão chegando!
Santarém é magnífica, com uma culinária espetacular, contudo o poder público parece não ter despertado para a prejuízo e atraso causados pela má qualidade dos serviços básicos, como internet, telefonia e energia. Em Macapá, há um grande potencial para o turismo de negócios, por exemplo, mas é um segmento que demanda serviços básicos de alta qualidade, como telefonia, afinal um executivo sem poder falar com sua empresa e acessar seus emails não consegue desenvolver seus negócios. Em Carolina, ao contrário, encontrei um resort preste a ser inaugurado e novos serviços turísticos, apesar da falta de sinal telefônico em algumas regiões do município. Vamos aos registros:
Cachoeira de Itapecuru, com wi-fi!
Grupo de Belém visitando a cidade, que cada vez atrai mais paraenses.
Por do sol no rio Tocantins.
Cachoeira da Caverna!
Busão com a galera para o passeio de cachoeira.
A 2º maior tirolesa do Brasil esta aqui, são 1.400m de comprimento.
Ufa, consegui!
Ao fundo o resort que será inaugurado em julho de 2014!
O Encontro das Água em Santarém entre os rios Tapajós e Amazonas. Ao fundo, a cidade de Santarém. Diariamente saem passeios da orla da cidade para o encontro das águas.
Parece mar, mas é o restaurante da Casa do Saulo às margens do rio Tapajós.
Dá para se refrescar na piscina e no rio, quase uma borda infinita.
Águas calmas e mornas no rio Tapajós! Será o Caribe?
Galera no almoço... no cardápio, peixes e camarões regionais.
Em Macapá, a rosa dos ventos marca a passagem do sol em plena Linha do Equador.
Marco Zero, uma das atrações da cidade.
Onde na Amazônia você pode ver um ovo ficar em pé? Em Macapá...
Fortaleza de São José de Macapá, a maior da Amazônia, guarda a entrada norte do rio Amazonas.
Futebol na beira do rio em Macapá, somente na maré baixa.
Não acreditei que o ovo ficava em pé!
Na próxima semana, estarei em Marabá...
Nenhum comentário:
Postar um comentário