Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Transportadores Turísticas: Mtur e ANTT!

Uma importante parceria esta sendo costurada pela Federação Nacional dos Guias de Turismo - FENAGTUR, por meio da atual presidente, a alagoana Irma Karla. Acompanhem:


Hoje, 15 de maio, a Presidente da Fenagtur - Irma Karla, esteve reunida com o Ministro do Turismo - Vinícius Lages, onde foi debatido vários assuntos de interesse da categoria nacionalmente. A reunião foi bastante produtiva, tendo em vista o interesse do Ministro em favor dos Guias de Turismo, e como todos sabem, ele já fez parte do Conselho Nacional de Turismo e ainda é oriundo do Sebrae (órgão este que sempre apoiou as ações dos Guias de Turismo em todo território nacional - verdadeiros parceiros da categoria). Bem, dentre os assuntos tratados, cito alguns deles: 
1) Proposta da Fenagtur em que o Ministério do Turismo solicite a ANTT a inclusão do profissional Guia de Turismo no manifesto de embarque (autorização para viagens), como tripulação e não como passageiro. Já que o MTur criou as portarias 311/13 e 312/13 e ainda 027/14, a ANTT criaria uma portaria com deliberações dentro dos assuntos destas portarias. Com isso, o MTur, teria a parceria da ANTT para as fiscalizações em todo país, através da Polícia Rodoviária Federal nas BR do país. 
2) Projeto de criação dos Conselhos Federal e Regionais, para que a atribuição das emissões das credenciais e fiscalizações sejam encargos dos Conselhos, aliviando assim as atribuições do MTur. Acontece que este projeto tem que partir do Executivo para o Legislativo e não o inverso como ocorreu há alguns anos atrás. Desta forma, o MTur proporia ao MTE a criação dos Conselhos e este encaminharia ao poder Legislativo. 
3) Campanha Nacional contra a pirataria no turismo, onde esclarecesse mais a sociedade brasileira que os profissionais e empresas de turismo devem ter o cadastro no Ministério do Turismo, é lei e direito do consumidor exigir. A campanha seria lançada nacionalmente para uma abrangência maior. 
4) Uma participação mais efetiva do MTur nos Congressos Nacionais da categoria, que próximo ano ocorrerá em Cuiabá/MT. Dentre os assuntos tratados, houve um em especial que houve uma participação do MTur em favor da categoria, mas que no momento oportuno estaremos trazendo a tona. O Ministro mostrou-se muito receptivo e agradável, do tipo pessoa nossa...do nosso convívio do dia a dia. Ele fez várias propostas interessantes para os guias de turismo que serão estudadas e formatadas, para servir de ferramenta para os profissionais no decorrer de suas atividades. Esta ferramenta é na área digital para incluirmos nos nossos celulares. Citou como exemplo um aplicativo sobre primeiros socorros do Dr Dráuzio Varella, que ele tem no celular. Bem, por enquanto é isso, em breve a Diretoria da Fenagtur, trará mais informações.

Fonte: Fenagtur.

Nenhum comentário: