Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fiscalização de Guias de Turismo na Amazônia, empresa do Pará é referência!

O estado do Amazonas deu a largada na fiscalização de Guias de Turismo na Amazônia, no mês de abril houve uma blitz no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e um profissional foi abordado, sem contar o constrangimento ao grupo. Vejam o relato do Sindgetur-AM:

HOJE: BLITZ NO AEROPORTO DE MANAUS COM ÊXITO E CONTRATAÇÃO DE GUIAS PROFISSIONAIS!

Hoje à tarde, 19/04/14, no aeroporto de Manaus, o SINDEGTUR-AM abordou o responsável por um grupo de uma empresa de turismo de Belo Horizonte. Segundo denúncias a empresa estava acostumada a fazer passeios turísticos em Manaus sem guia local. O próprio responsável, que fazia papel de Guia de Turismo, não tem credencial. A abordagem foi feita pela Presidente do SINDEGTUR-AM acompanhada de dois policiais da POLITUR e mais dois Guias locais devidamente regularizados. Após abordagem o representante da empresa concordou em contratar guias para fazer seu transfer. O referido senhor ainda quis minimizar dizendo que era apenas um transfer e que já teria contratado guia de turismo para os pacotes que iria fazer em Manaus, mas não soube dizer o nome dos guias. Foi explicitado que, fazer transfer, é atividade do Guia de Turismo. Amanhã de manhã novamente estaremos no encalço da agência para ver se ela contratou mesmo Guia de Turismo para o City Tour. Há dois anos atrás, o SINDEGTUR-AM já havia abordado a mesma empresa, mas por falta de conhecimento do pessoal da POLITUR sobre a legislação, a pessoa escapuliu. 
Desta feita os profissionais da Politur, devidamente informados, foram excelentes na abordagem e ajudaram na resolução do problema propondo ao infrator contratasse guias para o transfer para se livrar de autuação. Proposta aceita, não teve saída e deu tudo certo! O grupo tinha 80 jovens e foram acomodados em dois ônibus.

Segue as fotos do dia da ocorrência:
Momento de preparação para a abordagem, Politur - Polícia Turística e o Sindicato de Guias do Amazonas. Lembramos que quem efetuou o processo foi a Polícia Militar, cabendo a representação dos Guias apenas o acompanhamento.

Momento da abordagem, o grupo teve que ficar aguardando até a situação ser resolvida. 

No mesmo dia, a Enjoy Tours, do Pará, também estava recebendo um grupo do Paraná no Amazonas, com todos os serviços locais com empresas e profissionais credenciados junto ao Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: