Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 6 de maio de 2014

Cidades do Amazonas perdem voos!

A precariedade de alguns aeroportos do interior amazonense fará com que novamente estas cidades percam seus poucos voos comerciais a partir do próximo dia 12. Apesar do esforço da companhia aérea Azul, a segurança dos viajantes vem em primeiro lugar e por falta de infraestrutura, as cidades terão que se adequar para manter a oferta de transporte aéreo na região. Até o momento, a verba para melhoria dos aeroportos regionais por todo o Brasil, anunciada pelo Governo Federal, não chegou, deixando a população amazônica ainda mais isolada. A situação esta bem difícil, pois o Governo Federal esta aguardando desde 2012 estudos de viabilidade técnica das prefeituras. Vejam a reportagem do G1:

Segundo Governo Federal, há previsão de obras nos dois aeroportosDo G1 AM

aeroposaopauloolivenca300.jpg
Em São Paulo de Olivença, estrutura do local onde
pousam aeronaves é precária
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que, a partir do dia 12 de maio, irá suspender os voos diretos nas cidades de Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. O Ministério Público Estadual (MPE) informou que vai acionar a empresa. Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), os aeroportos das duas cidades estão incluídos em uma lista para receber investimentos do Governo Federal.
De acordo com a companhia aérea, a os voos deverão parar a partir do dia 12 de maio. "O motivo dessa suspensão se deve à falta de perspectivas em curto prazo para realização de investimentos em infraestrutura aeroportuária, necessários para dar continuidade a uma operação regular seguindo os padrões operacionais da Azul", diz a empresa.
Por meio de nota, a companhia afirmou que "mantém o compromisso com o Amazonas e continuará prestando um serviço de alto nível em oito cidades amazonenses". Segundo a empresa, voos regulares continuam sendo realizados no estado em cidades como Barcelos, Coari, Eirunepé, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Tabatinga. A partir de Manaus, a empresa tem cerca de 35 operações diárias, entre pousos e decolagens, para todas as regiões do país.

Em São Paulo de Olivença, moradores afirmam que os voos já foram suspensos e o cancelamento causou transtornos para 18 passageiros que aguardaram pelo serviço. O comerciante Ditimar Gomes comprou passagem para Manaus na sexta-feira. Depois de esperar por quase uma hora no aeroporto foi informado que o voo havia sido cancelado. Ele viajaria para Manaus a tratamento de saúde. "Cheguei me informaram que não tinha voo. Agora é preciso ir para Tabatinga", disse. O Ministério Público Estadual afirmou que deve solicitar da empresa Azul explicações sobre a suspensão atencipada do serviço aéreo para São Paulo de Olivença.
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) informou, por meio da assessoria de comunicação, que os aeroportos de Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença, estão incluídos no "Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos", lançado em 2012 pelo Governo Federal, e devem receber investimentos. No entanto, as prefeituras ainda não enviaram à SAC estudo de viabilidade técnica. A Secretaria informou ainda que 25 aeroportos no Amazonas devem receber recursos. Somente na Região Norte devem ser investidos cerca de R$ 1,7 bilhão. O G1 tentou contato com as prefeituras das duas cidades para obter informações sobre projetos para investimentos no setor, mas as ligações não foram atendidas.
Já o Governo do Estado informou que, apesar de a responsabilidade da área aeroportuária ser do Governo Federal, o poder estadual tem mantido esforços para colaborar com melhorias para esse setor. Alguns municípios do interior, segundo o governo estadual, estão recebendo melhorias na infraestrutura aeroportuária com a reestruturação de pistas menores.

Fonte: http://g1.globo.com/....deste-mes.html, via Contato Radar.

Nenhum comentário: