Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 25 de maio de 2014

Belém - sem gestão sobre os espaços turísticos!

O crescimento das diversas formas de turismo receptivo tem atraído milhares de visitantes para as atrações turísticas de Belém: atividades pedagógicas de escolas da capital e do interior; grupos de outros estados; passeios privativos, entre outros, tem sido vistos em quase todas as atrações, sobretudo, o Mercado do Ver-o-peso, Estação das Docas, Pólo Joalheiro, Mangal das Garças, Portal da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi. Neste cenário, operadores, transportadoras e guias de turismo tem atuado como gestores de parte dos espaços turísticos, aguardando uma plano municipal para o turismo na capital.

No Complexo do Ver-o-peso, a falta de estacionamento para veículos é crônica. Guias de Turismo tem utilizando o espaço de forma consciente, diminuindo os problemas causados pelo circulação de veículos de turismo na área. Os veículos só circulam na área quando de fato os grupos já estão prontos para a saída, enquanto isso os veículos aguardam próximo a entrada da Estação das Docas. 

O Mangal das Garças costuma receber muitos grupos pedagógicos e de outros estados, contudo no local não há nenhum sinalização específica. 

O Pólo Joalheiro também recebe muitos grupos, como no registro acima.

Placas de sinalização turística são raras em Belém. A maioria das atrações turísticas e equipamentos não possuem nenhum tipo de sinalização.

Algumas sugestões:
- Vagas compartilhadas para veículo de turismo e táxis: em alguns horários, como na Estação das Docas, os táxis não estão utilizando as vagas, que ficam ociosas, podendo ser utilizadas por veículos de turismo;
- Transportadoras e Cadastur: as transportadoras turísticas precisam utilizar em seus veículos o número do Cadastur, facilitando a identificação dos prestadores de serviço;
- Sinalização Turística: é preciso urgente uma adequação, revitalização e implantação da sinalização turística da cidade, inclusive em inglês;
- Sensibilização: os transportadores, organizadores de eventos, hotéis e Guias de Turismo, além dos agentes de trânsito precisam ser sensibilizados para as responsabilidades comuns quanto a experiência turística em nossa cidade.

Nenhum comentário: