Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 1 de março de 2014

Voluntários na Copa, uma miragem!

A questão dos voluntários no período da Copa do Mundo no Brasil tem sido destacada como fundamental para o êxito no mundial, afinal segundo o governo seria impossível realizar o evento sem os mesmos, devido a custo elevado. Sem contar as exigências, dignas para quem esta fazendo uma seleção para trabalhar numa grande empresa: falar outro idioma, ser proativo, entre outros. Serão selecionados aproximadamente 18 mil pessoas para trabalhar, as inscrições estão abertas até o dia 15 de março. Discordo desta afirmativa, pois se verificarmos o lucro da FIFA com o evento, um dos maiores da história, temos algo que não esta correto.
 
O sucesso do evento, sem dúvida, precisa da participação de milhares de pessoas, mas justificar o custo elevado para não remunerar o trabalho dos mesmos é uma afronta. Segundo os levantamentos prévios, o lucro da FIFA com a Copa do Mundo do Brasil será de R$ 10 bilhões de reais. Um cálculo rápido, por exemplo, 18 mil pessoas recebendo uma diária de R$ 100,00 x 7 dias trabalhados, teríamos um resultado de 12,6 milhões de reais + alimentação, transporte e hospedagem teríamos mais 50 milhões de reais, isso a preços de mercado, em escala, certamente teríamos descontos consideráveis. Arredondando, generosamente para cima, teríamos 100 milhões de reais de custo operacional, ou seja, 1% do lucro declarado da FIFA até o momento, uma pena.
 
Lembramos que a FIFA terá isenção fiscal e não arcará com quase nenhum custo operacional do evento, afinal as obras de infraestrutura e estádios estão sendo bancados pelo governo brasileiro. O voluntariado é importante, certamente as pessoas que irão participar terão uma experiência única, mas justificar a falta de remuneração por causa do custo é uma miragem.

Nenhum comentário: