Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 12 de julho de 2013

População de Algodoal recebe curso de capacitação para o turismo!

Carroceiros, barqueiros, canoeiros e funcionários de pousadas participam.

Curso foram oferecidos até o dia 28/06

As férias estão chegando e um dos balneários mais procurados no Pará é Algodoal, no nordeste paraense. A ilha possui 19 km², rodeada por praias, belezas naturais e muita tranquilidade. A comunidade da ilha, formada principalmente por pessoas que vivem da pesca, agricultura de subsistência e turismo, participa de um curso até a próxima sexta-feira (28).

A ação faz parte do programa "Uso Público 2013" e visa qualificar os condutores de visitantes da Área de Preservação Ambiental (APA), moradores da ilha que trabalham com o turismo como carroceiros, barqueiros, canoeiros e funcionários de pousadas. Aproximadamente 30 condutores participam do treinamento.

O curso contempla aspectos teóricos e técnicos. Os participantes aprendem sobre a qualidade no atendimento, ecologia, turismo em unidades de conservação, legislação e educação ambiental, geografia e conduta de visitação em trilhas, além de técnicas para condução em atrativos naturais, noções de primeiros socorros e resgate em áreas naturais.

O objetivo da capacitação é conscientizá-los a auxiliar a administração pública na conservação dos recursos culturais, naturais e históricos da APA. Mas acima disso está o estimulo à formação da consciência ambiental, para prevenir e denunciar a degradação do meio ambiente.

A gerente da APA, Adriana Maués, diz que a atividade turística desperta a consciência de preservação dos recursos naturais. "A aproximação da sociedade com a natureza dinamiza a economia, com alternativas de trabalhos voltados ao turismo", afirma.

O encerramento será marcado pelo show de carimbó de grupo folclórico da ilha. Ocorrerá o lançamento e distribuição do guia de visitação da APA elaborado pelos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio das comunidades locais. Os participantes do curso receberão certificados.

Esta ação é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Conselho Gestor da APA, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Sindicato dos Guias de Turismo do Estado.
Link: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/06/populacao-de-algodoal-recebe-curso-de-capacitacao-para-o-turismo.html

Pude participar como instrutor dos cursos promovidos pela SEMA. Segue algusn registros feitos por mim no período que passei na ilha:
Turma de Monitores em formação para visita técnica!

Lago da Pricesa, uma das atrações da trilha, com o apoio da Policia Militar e Corpo de Bombeiros!

Uma bonita tarde durante as aulas práticas!

Um lindo por do sol na despedida de Algodoal!

Nenhum comentário: