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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Novo Terminal Hidroviário de Belém

Neste dia 15 de fevereiro o Governo do Pará anunciou a construção do novo Terminal Hidroviário de Belém, com capacidade para 60 mil passageiros. Deve beneficiar milhares de viajantes, inclusive as os milhares de visitantes anuais da ilha de Marajó, além de centralizar parte das operações comerciais portuárias de passageiros da cidade, uma vez que muitas empresas possuem terminais próprios ao longo da orla da cidade. Segue a postagem:

O novo Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP), vai atender uma média mensal de 60 mil passageiros intermunicipais para todas as regiões do Estado do Pará e 10 mil passageiros interestaduais, com linhas para Manaus e Macapá. O terminal será entregue para a população no início de 2014 e terá a operação de 15 empresas de navegação. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira, 15, pelo governador Simão Jatene; o presidente da CDP, Carlos Ponciano; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly e Jorge Avelar, proprietário da construtora Coliseu, executora da obra.

Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém funciona no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 m². Com a nova obra, além de contar com uma estrutura moderna e confortável, o terminal terá sua área útil ampliada para 2.400 m². Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão orçados em R$ 15 milhões. O convênio, que permite o usufruto do espaço por 25 anos, foi firmado com a CDP seguindo os mesmos moldes do convênio estabelecido para a construção da Estação das Docas.
“Esse é um sonho antigo e agora conseguimos criar condições objetivas para fazê-lo. Sem dúvida, os benefícios serão imensos para a população. Com esse novo terminal nós vamos conseguir não só melhorar a paisagem da cidade, mas principalmente as condições para as pessoas que dependem deste transporte diariamente, melhorando inclusive a sua condição de vida”, ressaltou o governador. Ele também agradeceu a parceria firmada com a CDP e CPH na realização da obra. “Essa parceria pode ser o início de um conjunto de outros projetos que venham contribuir para que os ribeirinhos tenham um transporte fluvial cada vez melhor", completou o chefe do Executivo.
O presidente da CDP, Carlos Ponciano, afirmou que a parceria com o governo trará benefícios tanto para a população quanto para o Estado. “A área onde será instalado o novo terminal estava sendo subutilizada. Agora se transformará em um prédio moderno que irá mudar a paisagem de Belém e irá contribuir para que o transporte hidroviário em Belém se torne uma alternativa para desafogar o caótico trânsito da nossa cidade”, enfatizou.
O projeto de adaptação do Armazém 9 prevê, além de um amplo salão para embarque e desembarque de passageiros, áreas disponíveis para lanchonetes, farmácia, rede de serviços (caixas eletrônicos, quiosques para comercialização de produtos diversos, posto de informações) e espaço destinado à atuação de órgãos fiscalizadores, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Receita Federal e Juizado da Infância e Adolescência. Toda a área do complexo, com 3 mil metros quadrados, será climatizada. “Queremos oferecer todo conforto e segurança que a população merece”, concluiu o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Fonte e Texto: Agência Pará - Bruna Campos - Secom

Algumas imagens do projeto (Fonte: Governo do Estado do Pará):
Galpão 10 onde funcionará o novo Terminal Hidroviário de Belém.

Frente do Novo Terminal, com acesso pela Boulevard Castilho França. As linhas originais do prédio histórico do porto devem ser mantidas.

Vista aérea do projeto. Pela projeto atual, não estão previstos estacionamentos e espaços adequados para veículos e operações de turismo.

Vista interna. Limpo e funcional.

Atenção aos detalhes das colunas que remetem a antiga estrutua do prédio.
 
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