Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ver-o-peso continua azul!

Com 57% de todos os votos, a população paraense e internautas de todo o Brasil escolheram o azul para ser a nova cor do Mercado de Ferro, ou o Mercado de Peixe (Ver o Peso), como é conhecido popularmente. A pesquisa realizada entre 17 e 24 de janeiro foi uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN com apoio do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará – UFPA. Das 3.200 participações computadas o verde ficou com o segundo lugar, alcançando uma porcentagem de 28% da preferência e o vermelho em último, com 15% dos votos.

O processo participativo surgiu durante a Obra de Restauração e Conservação do Mercado realizada em 2012 pelo IPHAN, que ao aplicar uma pintura de cor laranja anticorrosiva nos elementos de ferro, houve manifestações contrárias da população que acreditava ser a cor utilizada para o acabamento. A principal alegação era que a cor “original” do Mercado, supostamente o azul, deveria ser mantida.

Para o IPHAN, a expressiva participação dos internautas e os resultados obtidos na pesquisa reforçam que o Mercado Ver-o-Peso é, de fato, um importante patrimônio cultural de Belém e do Brasil, merecendo o título de principal cartão postal da cidade.
 
Fonte: IPHAN e Turismo Paraense.

Nenhum comentário: