Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 21 de outubro de 2012

Alter do Cão ganha albergue HI!


 
Acaba de ser credenciado pela Hostelling International Brasil o Hostel Tapajós em Alter do Chão,  no Pará. Localizado a 100 metros da Praia do Caju, o hostel está  a 400 metros da ilha do Amor o  principal atrativo do balneário. Instalado em uma casa, estilo chácara,  conta com ampla área verde, jardim, redário e  churrasqueira. O Hostel conta com várias áreas de estar, sala de vídeo, internet,  amplo refeitório decorado com artesanato local e cozinha coletiva equipada. 
Com 34 leitos, divididos em oito alojamentos, quartos com 2, 4 e 6 camas, com banheiro privativo e  ar condicionado split. Os quartos de casal contam  com TV tela plana.  O hostel disponibiliza um quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. Diárias a partir de R$ 30,00 em quarto coletivo para associados HI com café da manhã. 

O HI  Hostel Tapajós oferece  serviço de receptivo para passeios na região.

Mais informações em: HI Hostel Tapajos - www.pousadadotapajos.com.br

sábado, 20 de outubro de 2012

Curiosidades da Amazônia: Cipó de Água e Sororoca!

Apesar da abundância de água encontrada na Amazônia, se você estiver perdido no meio da floresta talvez encontrar água seja um desafio, caso você não esteja bem informado ou orientado. Uma das fontes mais seguras de água potável estão nas plantas, como cipós. As águas de rios e lagos possuem microorganismos nocivos a saúde e precisam ser filtradas antes de bebidas, ou seja, você não pode sair bebendo a água do primeiro igarapé que encontrar pelo caminho. No caso do cipó d'água, basta cortá-lo no meio e esperar o precioso líquido pingar. 
 
Oficial do exército bebendo o precioso líquido extraído do cipó d'água.
 
Outra opção é a Sororoca, o nome é complicado, mas você vai reconhecê-la facilmente no meio da floresta. Em setembro, fiz um interessante passeio num parque privado na periferia de Belém, chamado Parque dos Igarapés, pela agência Amazônia Aventura. O passeio foi muito divertido e tive a oportunidade de conhecer a tal Sororoca. Para os desatentos, parece uma bananeira, mas não é... No interior é muito utilizada para envolver o peixe quando assado na brasa, como também para armazenar sal. Quando o peixe é assado, embrulhado nessas folhas, não corre o risco de "passar do ponto". E a utilidade da Sororoca não para só por aí, há famílias que na carência de pratos convencionais (de vidro, de plástico ou alumínio  utilizam suas folhas para servir as refeições. Entretanto poucos conhecem sua utilização medicinal: quando devidamente limpas com soro fisiológico estas folhas servem para proteger contra infecção as vítimas de queimaduras, uma vez que elas não aderem aos ferimentos e ainda ajudam na cicatrização. A vítima pode deitar em cima das folhas ou pode cobrir os ferimentos com elas. Além destes usos nobres, a Sororoca pode matar a sua sede, basta fazer um furo na base da aste das folhas e claro posicionar algo que possa recolher a água que sairá abundante.
Sororoca: a água fica entre as astes das folhas, basta fazer um furo na base. 

Arkefly e turistas alemães em Manaus!

Sexta feira 19/10, veio à Manaus mais um voo charter, desta vez o aguardado Boeing 767 300 da empresa holandesa ArkeFly foi o visitante. O voo TFL 7663, pousou em Manaus às 17:13 LT cumprindo a rota Frankfurt(EDDF) - Manaus(SBEG), e com aproximadamente uma hora mais cedo em relação ao horário previsto(18:30LT). Registros Parte I: Fotos Luíz Cláudio e Matheus Viana

Foto por Luíz Cláudio
PH-OYE
Boeing 767-300ER
Foto por Matheus Viana
PH-OYE
Boeing 767-300ER
O voo trouxe e levou estrangeiros, maioria alemã. Abaixo segue uma foto que mostra os turistas prestes a embarcar na aeronave.


 
Comentários: Muito interessante estes voos, pois aparentemente eles não estão ligados com os cruzeiros, os principais motivadores dos voos charters para Belém e Manaus. Isso indica um crescimento e diversificação dos fluxos turísticos estrangeiros para a Amazônia, mesmo se um voo internacional regular ligando a região ao continente europeu. Esperamos que em breve algum companhia estabeleça a sonhada rota ligando a Amazônia direto a Europa. 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

0 1º da temporada!

No último dia 13, no Canal de Minas Gerais, em frente à Estação das Docas, fundeou o Amadea, da Phenix Reisen Seereisen. Oriunda da Alemanha, a embarcação traz a Belém cerca de 600 turistas. O desembarque do grupo está agendado para às 8h, no terminal fluvial do complexo turístico. Este é a primeira escala da temporada 2012/2013 que seguirá até abril de 2013. Para recepcioná-los, a Estação das Docas preparou um esquema de segurança para garantir o livre acesso, embarque e desembarque desses turistas no complexo. Segundo a presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico, Gabriela Landé. “Estamos felizes em saber que hoje a Estação das Docas é um dos pontos favoritos dos cruzeiros para embarque e desembarque dos navios. A segurança oferecida pelo complexo e a acessibilidade aos demais pontos turísticos do centro histórico, contribuem para essa escolha”, comenta.

O Informe Estação, com a programação cultural do mês de outubro da Estação das Docas, ganhou uma versão em inglês para atender ao público estrangeiro. Ele será distribuído na chegada dos visitantes. Até abril de 2013, estima-se que sejam realizadas 28 escalas na capital paraense. Destas, cinco terão pernoite e os visitantes poderão conhecer um pouco mais da cultura paraense. “Esperamos que estes turistas que virão à Estação das Docas tenham a oportunidade de conhecer o que temos de melhor na gastronomia, assim como as nossas programações culturais”, frisa Gabriela Landé.


Mais uma vez, Belém foi a primeira cidade do País a ser escalada por um navio de cruzeiros nesta temporada. Ano passado o Albatros, da Phenix Reisen foi quem teve tal primazia, desta vez o Amadea, da mesma empresa, iniciou a temporada, fundeando na baia do Guajará neste sábado, por volta das 07:00h local, com mais de 600 turistas a bordo, após a travessia do atlântico, a partir de Cabo Verde. Por coincidência, o navio chegou a Belém no mesmo dia da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, quando centenas de embarcações enfeitadas cruzavam a baia do Guajará conduzindo a imagem da padroeira da cidade, proporcionando aos turistas um espetáculo diferente. Na ocasião, a cidade encontrava-se tomada por turistas vindos de todos os cantos do país para participar do Círio de Nazaré, no dia seguinte. Ao anoitecer do mesmo dia, o Amadea partiu com destino a Manaus onde deverá chegar no dia 18/10, escalando antes em Macapá, Santarém, Boca da Valéria e Parintins.
A temporada de cabotagem no Brasil, com embarques e desembarques começa no sudeste em 7 de Novembro, com a escala do AIDAcara no Rio de Janeiro, e posterior primeiro embarque em Santos, no dia 9 do mesmo mês.
Fonte: Texto e Imagem (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal, Belém, Texto (©) Copyright Agência Pará (com correções). Imagens (©) Copyright Phenix Reisen.

Curiosidades da Amazônia: Bacabeira!

A bacaba, bacaba-açu, bacaba verdadeira (Oenocarpus bacaba) ou bacabeira é uma palmeira nativa da Amazônia, não muiot parecida com o açaízeiro, seu primo mais famoso.  Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas, Pará, Acre e Tocantins. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme. Também se acha na floresta do Pacífico no oeste da Colômbia. É uma palmeira monocaule de porte alto, estirpe liso. Pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 cm de diâmetro. Diferentemente do açaí que é mais facilmente encontrado em regiões de várzea.
O fruto é uma drupa subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento. É arredondada, de casca roxa e polpa branco-amarelada, rica em um óleo, de cor amarelo-clara, usado na cozinha.
A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba", extraída do fruto desta palmeira, que dá frutos em cachos com dezenas de caroços. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer acima de 20 quilos. Para a obtenção da bebida procede-se da mesma forma que no preparo do açaí. Obtém-se assim um líquido de cor parda, servido gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Deliciosa e refrescante, a bacaba é, no entanto, menos popular que o açaí. Muito usada também para fazer sorvetes, sendo esta variação pouco usual na região.
As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suinos e aves. As folhas são usadas pela populaçao do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio,viga e cabo de ferramentas.
 
Curiosidades da fruta:
- Existe uma cidade no Maranhão, chamada Bacabal, recebeu este nome devido à grande quantidade desta fruta existente ali no ano de sua emancipação. O terminação "al" quer dizer abundância, assim como açaizal, bacurizal, umarizal, entre outros;
- Bacaba é o nome dado a bebida;

 


Preparação do Bacaba
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacaba e http://www.cdpara.pa.gov.br/fruta_acai.php, com edição de Fabio Romero.


Trip divulga a nova rota Rio Branco - Manaus!


Filght Report: Sete - Macapá - Belém - Macapá!

Recentemente, a Sete Linhas Aéreas estreou numa rota pouco concorrida Belém - Macapá - Belém, com extenção a Monte Dourado, no Pará. Para quem não conhece a companhia, segue um flight report com as impressões dos voos feitos pela companhia na rota:
 
Foto da aeronave da rota em aproximação para pouso em Belém:

Registro: nova pintura da Gol!

Foi fotografado em Manaus a 1º aeronave da Gol ostentando o novo esquema de pintira da empresa. Lembrando que esta é também a 1º vez que a companhia muda a sua pintura desde a sua entrada em operação. Para quem não notou, a mudança foi apenas nos motores que também ganharam a cor laranja. Segue o registro: 

Foto por Luíz Cláudio / Blog Movimento Operacional
PR-GTE
Boeing 737 8EH

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tendências: Entretenimento a bordo!


Updated December 2011
In another sign that in-flight entertainment (IFE) is increasingly mimicking the fast developments in digital consumer electronics (witness the flurry of recent announcements by airlines to make the Apple iPad available to passengers and crew). A similar burst of activity is currently taking place in wireless in-flight entertainment (IFE) as airlines are responding to the growing number of travellers bringing their own devices on board.
Essentially an intranet on a plane that replaces the several kilometers of cables needed to connect every single seat, with a wireless network that allows passengers to connect to content on an onboard server with their own laptops, smart phones or tablet PCs, wireless IFE is a relatively cheap and light-weight solution for airlines. The system vastly expands the ‘standard’ IFE features with services such as online shopping and reservations, destination information, real-time travel information and seat-to-seat chat. Following early roll-outs by American Airlines, Delta and Brazilian LCC Gol, half a dozen of other airlines are currently testing (or have announced) a wireless IFE service.

GoGo ‘Vision’
American Airlines (AA) in early August 2011 launched the “initial phase” of Gogo’s new ‘Vision’ inflight streaming video product, which AA calls ‘Entertainment On Demand’. Passengers flying on AA transcontinental fleet of 14 B767-200s on routes between Los Angeles, San Francisco and New York JFK, can wirelessly stream more than 100 movies and TV shows from an in-flight library to “select types” of wi-fi enabled laptops (video here). American is the first airline in the world to offer streaming video to passengers via their own wireless devices from an onboard server.
How it works: Customers click on the Entertainment On Demand banner on AA’s in-flight wi-fi homepage, select a movie or TV show from the titles in the content library, create an account or log in, enter the form of payment (all major credit and debit cards are accepted) and click “rent.” Passengers can sort titles by movie or TV, genre, length of feature and other categories, and trailers are available for complimentary viewing prior to renting content. Movies and TV shows will remain accessible for viewing after the customer has landed – movies for 24 hours and TV shows for 72 hours. The service charges an “introductory price” of USD 0.99 per TV show and USD 3.99 per movie, and will not require customers to purchase inflight Wi-Fi to utilize the Entertainment On Demand feature. See this video for more.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Círio 2012... muita fé e religiosidade na Amazônia!

 
Caros turistas e viajantes, sejam bem-vindos a Amazônia!
 
Neste próximo final de semana, milhares de pessoas chegaram a Belém no Pará. Na esquina do rio Amazonas com o oceano Atlântico, mais de 4 milhões de participantes estarão ao longo das onze procissões oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A maior procissão religiosa do mundo na  maior floresta do planeta.
 
Vamos orar, vamos pedir, vamos experimentar...
Vamos transcender, vamos comungar...
Vamos caminhar, vamos correr, vamos navegar...
Vamos nos apaixonar, vamos pedir por todos aqueles precisam...
Vamos aproveitar cada gota deste rio de fé!
 
Feliz Círio meus amigos! Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe vossas lares, amigos e familiares... seja luz na vida de vocês!
 
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fotografia: Gol Sky Interior!

Tive a oportunidade de voar com um grupo da Enjoy Tours no novíssimo Boeing 737-800 da Gol. A aeronave vem operando na rota entre as cidades de Recife - Fortaleza - Belém - Manaus. Segundo a fabricante, Boeing, a nova aeronave tem um interior mais amplo, com a capacidade dos bagageiros ampliados, além das luzes que se adaptam aos horários do dia, tornando a viagem mais agradável.
 
Foto do interior da aeronave na chegada em Belém, iluminação em led!

Foto do interior da aeronave no momento em que os passageiros descansavam! Parece um céu!

Tendências: zonas sem crianças!

By Raymond Kollau, airlinetrends.com
Two recent surveys conducted by TripAdvisor found that 40 percent of U.S. travellers said they would pay extra to sit in a designated quiet section of the plane, while nearly 80 percent of Britons agreed there should be child-free zones on board, and a third of of respondents would pay more for their flight if there were no children on board.

Quiet Zone: Following a controversial decision by Malaysia Airlines to introduce a ‘child-free cabin’ on the upper deck of its new A380 superjumbo (Business and Economy), Malaysia-based long-haul low-cost carrier AirAsia X has announced it will be launching a so-called ‘Quiet Zone’ on its fleet of Airbus A330s.
Starting in February 2013, the airline will create a “Quiet Zone” in the front section of its widebody aircraft, located between the airline’s Premium Class section and the front galley. Children younger than 12 years old will not be able to book seats in the Quiet Zone, and passengers opting for the zone will be asked to keep noise to a minimum, while there will also be special ambient lighting in the cabin. Passenger will also be among the first to disembark.
The dedicated zone will consist of the first eight rows of the Economy section (rows 7 to 14), and as the front area already houses the airline’s Premium Class, turning this part of the aircraft into a Quiet Zone will also be appreciated by AirAsia X’s premium passengers.

Fonte: airlinetrends.com.

Comentários: um lado nada silencioso do crescimento nacional e internacional do tráfego aéreo, com mais pessoas viajando, inclusive das novas classes médias mundiais, tem trazido um ruído a mais para as cabines dos aviões: o choro das crianças! Sem dúvida, em voos de longo duração, é difícil e estressante aturar uma criança que não para de chorar e uma mãe que não sabe o que fazer. Nada mais nada menos que 40% dos viajantes nos Estados Unidos disseram "pago até a mais para viajar tranquilo". Creio que em breve, o serviço que ainda é gratuito, provavelmente será cobrado. 

Tendências: seguimentos!

O Turismo Religioso e Golfe serão os novos segmentos presentes na BTL 2013, que acontece de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2013, em Lisboa, Portugal. Ambos terão especial destaque para ‘hosted buyers’. A 25ª edição do certame, que já tem as inscrições disponíveis, vai ter o Turismo do Centro de Portugal como destino nacional convidado.
Fonte: Rafael Massadar
Comentários: no 1º semestre na Europa, acontecem as principais feiras do Turismo no continente. Uma das primeiras é a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. Neste ano, o mercado aposta em dois importantes seguimentos, um mais popular, o Religioso e um com foco no público de alto luxo, o Golf. Interessante, é que ambos tem relação com a crise, uma vez que mais pessoas buscam espaços religiosos e a elevada rentabilidade do mercado de alto luxo, pois, segundo apontam algumas pesquisas, neste seguimento a crise demora para chegar; em outras palavras, rico que é rico, sempre viaja. Para o mercado brasileiro, os destinos de sol e praia continuam atraindo muito público; assim como os de eventos. As recentes apostas de cidades nordestinas (Fortaleza, João Pessoa e Natal) em grandes e equipados centros de convenções revelam a tentativa de unir os principais seguimentos do turismo nacional: sol e praia e eventos. O turismo religioso e o ecoturismo crescem a paços mais lentos, apesar das taxas superiores ao turismo "tradicional". Sempre é importante estar atento o que ocorre em importantes mercados emissores internacionais.

Prodepa testa Walking Tour em Belém!

A Gerência de Tecnologia e Inovação da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) acaba de desenvolver um aplicativo, na versão beta, que trará significativo apoio turístico à cidade de Belém. É o "Walking Tour Mobile", disponível para Android, que disponibiliza uma visita guiada pelo Centro Histórico da Cidade Velha. Através do aplicativo, o usuário poderá fazer um tour em 19 pontos do centro histórico da capital via GPS, ou através de uma lista previamente gerada desses pontos, disponibilizada pelo Curso de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o GPS, o usuário poderá visualizar o mapa do local com os pontos marcados para melhor orientação. Já a lista disponibiliza os pontos com imagens e descrição dos locais, através de texto e locução em áudio, contando um pouco da história e contextualizando o turista em sua visita. O Walking Tour Mobile estará disponível, em breve, para downloads no Google Play, em Português. A Prodepa e a Paratur também estão trabalhando para disponibilizar o aplicativo em outros idiomas. Inspirado em modelos de Walking Tours de pontos turísticos da Europa, o aplicativo possui grande potencial de desenvolvimento e aperfeiçoamento após sua consolidação, como a inserção de vídeos dos locais e até de realidade aumentada. Anderson Góes, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, acredita que o aplicativo, feito com tecnologia livre, é uma importante inovação no turismo paraense. "Esperamos que a consolidação deste aplicativo seja um incentivo para a melhoria de outras visitas guiadas, não apenas em Belém, mas em todo o estado do Pará. Que o Walking Tour Mobile seja apenas uma semente plantada no crescimento do Turismo Paraense", afirma.
Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=108780

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aerolineas em Manaus!

Registrando... pousou em Manaus, dia 30/09, o aguardado Boeing 737-700 da empresa Aerolineas Argentinas cumprindo mais um voo "Charter", desta vez na rota Buenos Aires-Manaus-Buenos Aires. Sem esperar, a aeronave veio ostentando o novo esquema de pintura da companhia que sem dúvida chamou atenção de visitantes.
Foto por Luíz Cláudio
LV-CSI
Boeing 737-7Q8
SN30707


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um bar super cool em Val de Cans!

O Aeroporto Internacional de Belém ganhou este semestre um bar super cool, o Check In... com iluminação temática, um variado cardápio de bebidas, é diversão certa para viajantes e visitantes do terminal. Novas opções para um público cada vez mais diversificado! Segue um registro...
Foto: Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém, Raphael Amarante!

Trip: Rio Branco - Manaus!

Após vários anos sem uma operação direta, Rio Branco e Manaus ganharão uma opção de voo direto, sem escala e conexões. Bem, creio que não seja surpresa, mas a lançadora desta rota será a Trip. A rota será operada a partir do dia 8 de outubro. A notícia foi confirmada pela secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, para quem o novo voo “acrescentará à malha aérea regional maior competitividade e oportunidade com a proximidade da Copa do Mundo, já que a capital amazonense sediará jogos do campeonato mundial”.
Posted Image
      
O novo voo é resultado dos encontros entre a secretária Ilmara e representantes da Trip Linhas Aéreas, a fim de integrar definitivamente os Estados da região, dando ênfase à “regionalização do turismo”. Na próxima semana, a Trip anunciará oficialmente os horários e a configuração da aeronave utilizada na rota, segundo Lucas Frade, gerente comercial da empresa. Segue os horários dos voos:
  
Vôo 5316 MAO 00h55/ 02h45 RBR
Vôo 5317 RBR 03h20/ 05h12 MAO

*Equip: E-190.

Fonte: www.pagina20.com.br, com edição de Fabio Romero!                                     

Soccerex Roadshow...

Belém e Santarém já foram escolhidas para serem centros de treinamento no período da Copa do Mundo de 2014, como estamos no meio do caminho entre Brasília, Fortaleza e Manaus, há um grande potencial para as duas cidades amazônicas. Contudo somente o potencial não será suficiente, por isso investimentos foram anunciados, como a reforma e ampliação do Colosso do Tapajós, o estádio localizado na cidade de Santarém. Além disso, nos próximos dias deverá ocorrer em Belém a Soccerex (mais informações em:  http://www.soccerex.com/events/soccerex-roadshow-brazil/) para tentar aproximar os interessados não somente dos destinos, mas dos serviços oferecidos.
 
Sucesso a todos!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Trip inicia o internacional por Belém!

A TRIP (esperamos que continue assim após a fusão com Azul) continua investindo na Amazônia, mas desta vez será uma estréia internacional. A companhia aérea mais conhecida pelos seus voos regionais, estreará no mercado internacional por meio de Belém. A rota escolhida é uma velha conhecida do mercado local - Belém - Cayena - Belém que já foi operada inclusive pela Varig, nos bons tempos; e mais recente pela Air Caraibes que deixou o mercado. A partir do dia 18/02/2013, a Trip oferecerá 5 voos semanais com um ATR-72, para 68 passageiros. Seguem os horários:
 
TIB 7890 BEL 14:30 16:50 CAY - Quarta, Sexta à Segunda - ATR-72
TIB 7981 CAY 18:30 20:50 BEL - Quarta, Sexta à Segunda - ATR-72

|BEL=Belém | CAY=Caiena|

Ministério do Turismo: Cadastur!

O Ministério do Turismo voltou, com material renovado, o programa Viaje Legal, com foco no consumidor, alertando não somente pelo site (www.viajelagal.com.br), mas em materiais impressos sobre a necessidade da contratação de serviços turísticos devidamente cadastrados no programa Cadastur. Ressaltamos a obrigatoriedade de cadastramento para Agências de Viagens, Guias de Turismo, Hotéis, entre outros. Pela Lei, somente profissionais e empresas credenciadas poderiam oferecer seus serviços no mercado. Neste aspecto, o consumidor é uma peça fundamental. Então, caro viajante, quando for viajar, verifique se o empreendimento e/ou profissional esta credenciado no Ministério do Turismo. Segue o material que esta sendo distribuido no Aeroporto Internacional de Belém:
 

Qualificação em Marabá!

Mais uma oportunidade de qualificação em Marabá, atenção empreendedores, fiquem atentos..., segue trecho do convite:
 
 
CONVITE para participar do CURSO GESTÃO DE NEGÓCIOS TURISTICOS, que estará sendo realizado em MARABÁ, do 08 a 11/10 na sede do SEBRAE daas 14hs ás 18hs. O CURSO faz parte do PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO DO TURISMO,PEQTUR, este é um dos cursos que foram contemplados pra Marabá. A qualificação e a capacitação são fundamentais, para o incremento e desenvolvimento do TURISMO,melhorando a qualidade dos serviços e gerando emprego e renda.
O curso será ministrado pelo SEBRAE, e o programa é executado pela SETUR Secretaria Estadual DE TURISMO, com apoio da prefeitura de Marabá através da SETUR MUNICIPAL. PARTICIPE ou compartilhe com seus amigos (as), uma oportunidade de ampliar seu conhecimentos para sua empresa crescer.!! Inscrições gratuitas .Ligue faça logo sua inscrição: ultimas vagas.
 
Informações e inscrições: (94) 3322.5238/3321.1829 com REGINALDO 9206.2205 OU MARCIA setur@maraba.pa.gov.br / 3323.0366 com Ilma ilma@pa.sebrae.com.br