PREJUÍZO: "A mudança não interfere no nível de serviço e segurança praticados pela companhia e proporciona maior eficiência e rentabilidade às operações", disse a TAM em comunicado à imprensa. A companhia teve prejuízo de R$ 928 milhões no segundo trimestre deste ano.
Em 2011, a companhia disse à Folha que, mesmo habilitada a usar três comissários em alguns dos seus aviões, usava "quatro profissionais a bordo para melhor atender aos passageiros".
Segundo a TAM, não haverá cortes de comissários. "Os comissários que foram realocados nessa operação estão sendo absorvidos pela chegada de mais aeronaves e também pelo início, em breve, de novos voos." O Sindicato Nacional dos Aeronautas é contra a redução de comissários, por avaliar que há prejuízo à segurança operacional.
Fonte: http://www1.folha.uo...-dos-voos.shtml, via Contato Radar.
Comentários: Qualidade x prejuízo x discurso! Uma conta difícil para a maioria das empresas, ainda mais num mercado bastante competitivo como o aéreo. Minha avô, muito sabia, dizia o seguinte: antes parecer do que ser, do que ser e não parecer. Em outras palavras, o efeito mercadológico de parecer ter qualidade é mais importante que o fato em si. A Tam, de fato, possui um serviço superior ao da Gol, mas apenas em alguns aspectos, no mais, não somente a Tam, mas as companhias aéreas tradicionais tendem a seguir medidas geradoras de economia das concorrentes low costs. As questões econômicas são determinantes para a maioria das empresas, no caso da Tam, ocorreu o esperado, afinal são 30 aeronaves A319 voando no Brasil, com um comissário a menos por aeronave, a economia é bastante significativa. O que ainda não ocorreu é uma declaração bastante oportuna nestes casos, até imaginei "visando diminuir nossos custos e oferecer as melhores tarifas aos nossos passageiros/clientes, estamos reduzindo o número de comissários a bordo de nossas aeronaves, sem prejuízo ao nosso reconhecido padrão de qualidade".
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