Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 15 de setembro de 2012

Guias: profissionalização e fiscalização!

É com pesar que recebemos a notícia do acidente com uma empresa de turismo de Belém. Nos solidarizamos com a empresa no atendimento aos seus passageiros e nos aprendizados derivados deste triste acontecimento para o trade turístico local.
 
Enquanto isso, aumenta a fiscalização em alguns mercados regionais, mas que atingem também o mercado nacional:

Fiscalização nos Aeroportos de São Paulo

O SINDEGTUR SP iniciou as negociações com a Infraero e a Polícia Milistar de SP para ações de fiscalização de condutores ilegais nos aeroportos da cidade de São Paulo.

Os primeiros passos foram muito satisfatórios. Conseguimos autorização e cooperação dos órgãos para iniciarmos as fiscalizações de imediato, recebendo da Infraero permissão de acesso ao aeroporto e da Polícia Militar, o reforço no apoio à repressão dos crimes de Exercício Ilegal da Profissão e Falsa Identidade, conforme o Código Penal.

Em breve, o resultado dessas ações será percebido pelo mercado, fortalecendo mais ainda a categoria dos Guias de Turismo.

Fiscalização no Turismo Receptivo em Alagoas

Nesta quarta-feira (18), no Litoral Norte, a Secretaria de Estado do Turismo e o Departamento de Estrada de Rodagens (DER) realizaram uma blitz de fiscalização das empresas que prestam serviços turísticos no Estado. A ação teve o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur/AL) e da Polícia Militar. A fiscalização é uma ação educativa e visa regularizar as empresas e profissionais - guias de turismo - que ainda não possuem o cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, o Cadastur, além da fiscalização do veículo que é utilizado para praticar o receptivo. Segundo a coordenadora Regional dos Serviços Turísticos de Alagoas, Rosário Passos, a ação dá credibilidade e traz segurança ao turista que procura Alagoas como destino, assim como, qualidade nos serviços que são prestados. “Ele saberá que o receptivo é legalizadol, que o guia está habilitado e que o veículo está regularizado, seja com licenciamento, pneu ou manutenção”, explica. De acordo com o diretor técnico de Transporte e Trânsito do DER, Carlos Alberto, existe um termo de cooperação técnica entre a Setur e o DER para fiscalização. “Nessa ação, o DER vistoria os veículos que trabalham para o setor de turismo em Alagoas e concede uma licença para liberar o trabalho”, explicou. A licença tem validade, dependendo da idade de veículo.

Já o presidente do Sindicato dos Guias, Henrique Dantas, constatou que as empresas de pequeno porte, em sua maioria, não atentaram para a contratação do profissional Guia de Turismo, e explicou que no Código do Consumidor, no Artigo 14, isso é considerado má prestação de serviço. Outras fiscalizações serão realizadas. A primeira foi realizada na última segunda-feira (16), na AL 101 Sul, onde foram fiscalizados 59 veículos que trabalham para o turismo.  
Operadoras de turismo são fiscalizadas no Litoral Norte   
Fontes: Panrotas, Singtur-SP e Singtur-AL.

Nenhum comentário: