Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 15 de julho de 2012

Belém e encontro dos rios!

A cidade de Belém reserva gratas surpresas no seu intenso entorno verde. Na minha recente viagem ao Rio de Janeiro, tirei algumas fotos interessantes, das quais mostrarei duas a vocês, que virão atrações nos sobrevoos que fazemos pela região:

Quem decola de Belém em direção ao centro-sul do Brasil, se estiver sentado a direita do avião, terá esta paisagem como pano de fundo... percebam o contraste do perímetro urbano do centro de Belém com os rios do entorno e o verde da ilha das Onças ao fundo. Na direção da fina camada de nuvens, no topo da imagem, esta a grande Ilha de Marajó.

Continuando nosso sobrevoo nas regiões próximas a Belém, uma outra imagem interessante é o encontro dos rios Moju (abaixo) e Acará, que correm em diração a Baía do Guajará, em frente a Belém, há poucos quilômetros deste ponto. Notem na imagem, o triângulo formado pelas pontes do complexo viário da Alça Viária que liga a Região Metropolitana de Belém aos municípios do sul do Pará, Barcarena, Abaetetuba e o porto de Vila do Conde. Cada ponte tem aproximadamente 1km de extensão. Esta vista nos revela também a dificuldade de se construir estradas na Amazônia, pois além de longas distâncias a serem percorridas, existem muitos rios a serem atravessados, às vezes uns próximos dos outros, tornando os custos elevadíssimos de construção e manutenção.


Nenhum comentário: