Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tecnologia nos aeroportos

Diversos aeroportos das Regionais Norte e Noroeste da Infraero implantaram sistemas de observação de bagagens nas áreas de desembarque, por meio dos quais os passageiros que desembarcam podem ver, em monitores instalados na área de desembarque, a movimentação das bagagens desde sua colocação nas esteiras de restituição até chegarem aos donos.
A iniciativa faz parte do projeto De Olho na Mala, desenvolvido pela Superintendência de Segurança Aeroportuária (Dosa) da Infraero, que visa à implantação destes aparatos de monitoramento nos aeroportos da Rede. Os primeiros aeroportos na Rede Infraero a montarem sistemas de observação de bagagens foram Brasília (DF) e Galeão (RJ).
Até o momento, seis aeroportos nas duas Regionais já contam com os equipamentos: Marabá (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Tefé e Tabatinga (AM). Em Marabá, os monitores foram instalados no final de março, enquanto Macapá recebeu o sistema no início de abril. Os demais terminais receberam os sistemas de monitoramento na primeira semana de abril.
Até o final do primeiro semestre de 2012, a Regional Noroeste planeja instalar os sistemas do projeto também nos aeroportos de Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Na Regional Norte, os aeroportos restantes – Belém/Val-de-Cans, Belém/Brigadeiro Protásio, Altamira, Santarém e Carajás (PA), e São Luís e Imperatriz (MA) – deverão implantar o De Olho na Mala ao longo do ano.
“Ações como esta aproximam os usuários dos processos dos aeroportos e demonstram o compromisso da Infraero com melhoria contínua de seus processos”, destacou o superintendente da Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima.
Comentários: agora, como viajante, teremos melhor controle sobre o tratamento dado a nossa bagagem e saber porque companhias aéreas como a TAM demoram tanto para devolver a bagagem aos passageiros. Em Belém, por exemplo, em alguns voos, a restituição de bagagem chega a demorar mais de 30 minutos.

Nenhum comentário: