Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nova Ponta Negra

O cartão-postal é o mesmo, mas novas cores e formas agora completam o visual de um dos principais pontos turísticos de Manaus. Interditada desde agosto do ano passado, a Ponta Negra é inaugurada, nesta sexta-feira (23), com novas atrações, calçadão ampliado e a revitalização do anfiteatro. E entre as mudanças paisagísticas dessa primeira etapa do projeto, uma promete alterar a rotina de manauaras e turistas: a construção de uma faixa de areia prevista para manter a praia mesmo em casos de cheias recordes.

Sabe o desenho formado no chão da Praça São Sebastião, no Centro de Manaus? Ele será reproduzido pelos mais de 670 metros lineares do novo calçadão. A arte será reproduzida em pedras portuguesas em três cores: branco, preto e vermelho. Um trabalho feito manualmente, pedra por pedra, por profissionais especializados. Em volta do calçadão – conhecido como ponto obrigatório de fim de tarde, para caminhar ou acompanhar o pôr-do-sol sobre o rio Negro – cinco jardins apresentam dezenas de espécies nobres e raras da flora amazônica. São andirobeiras, açaizeiros, bougainvilles, paus-pretinhos, jutairanas, pacaviras, palmeiras de várias espécies, bromélias e várias outras. Isso sem falar nas árvores já existentes no local e que foram reaproveitadas na reforma.


Quem também ganhou cara nova foi o anfiteatro. Palco tradicional de importantes shows e das comemorações de Virada de Ano manauara, ele será reaberto com uma marquise de concreto para valorizar a acústica do local. No interior, camarins e estrutura de palco totalmente novos. Será nessa estrutura que a Cia de Teatro Metamorfose apresentará, a partir das 19h de hoje, o Auto de Natal, além de show da Big Manaus Band sob a regência do maestro Cláudio Abrantes. E no dia 31, o público volta ao anfiteatro para o show da dupla Bruno e Marrone e para a queima de fogos do Réveillon. O primeiro trecho revitalizado vai desde o anfiteatro até o limite com o Tropical Hotel de Manaus. Entre as novidades está o aterro de parte da orla com mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia. O objetivo: permitir haver praia durante todo o ano.



Além disso, quem visitar a Ponta Negra a partir de hoje vai redescobrir o ponto turístico por meio de três Mirantes. Uma área onde, logo ao lado, você encontra um espelho d’água, uma fonte em formato de barco que funciona com música e iluminação a LED com dezenas de cores para formação de um túnel sincronizado. Todo o processo é computadorizado. Todos os trabalhos desta primeira etapa demandaram recursos da ordem de R$ 29.085.368,79.





Incluindo as duas fases do projeto, o calçadão da Ponta Negra possuirá uma área de 18 mil metros quadrados de extensão. Toda a extensão do complexo será atendida com rede de internet sem fio gratuita.

Nenhum comentário: