Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Problemas com portos brasileiros mudam rotas de cruzeiros

A problemática dos portos brasileiros é grande, custos elevados e serviços ruins são a tônica das operações portuárias no país. Vejam o caso do Rio de Janeiro:

"A companhia holandesa Holland America Line anunciou que apartir da temporada 2010/2011 não usará o porto do Rio de Janeiro como homeport para seus navios. Os cruzeiros que antes partiriam da cidade, agora partirão do novo Terminal Benito Quinquela Mártin, em Buenos Aires, Argentina. A única viagem que partirá da ex capital brasileira será o cruzeiro posicional, quando o Veendam partirá para a América do Norte, no final da temporada. Segundo comentários, as autoridades cariocas teriam pedido uma sobre taxa para a companhia sem justificar o motivo. O que seria razão para a companhia mudar sua base de operações para Buenos Aires, um porto, que devido a seu extenso canal de ingresso, é um dos mais caros da zona, mas, ao que parece, tem melhores números para os navios da empresa".

Sem querer, a "autoridade" portuária do Rio de Janeiro imputou ao país um prejuízo de milhares de dólares, sobretaxando, sem justificativa aparente, as operações da empresa. Precisa-se urgente, assim como existe a ANAC, criar uma agência reguladora de serviços marítimos e fluviais, para evitarmos que as "autoridades", prejudiquem o turismo nacional. 

Na Amazônia
O problema na Amazônia foi menos grave, pois foi apenas a mudança de porto dentro da região, mas mesmo assim grave. Segundo informações colhidas junto ao trade turístico local, uma das escalas previstas para a temporada 2010/2011 teve que ser cancelada em Belém e mudada para Macapá por problemas com a "autoridade" portuária.

Novamente, sem querer, ficaram no prejuízo diversos fornecedores, atrações turísticas e o próprio governo estadual que deixou de arrecadar impostos e taxas, por meio dos ingressos, nas atrações visitadas na cidade. Operadores, Guias de Turismo, bares, restaurantes e atrações turísticas "agradecem" a gentileza. 

Fonte: Notícias de Cruceros, via worldcruises1.blogspot.com, complementado por Fabio Romero

Nenhum comentário: