Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Círio do improviso...

O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo, mais de 60 mil turistas vem a Belém somente neste período e cerca de 4 milhões de pessoas participam das 11 romarias oficiais. Em 2010, apesar de estarmos na edição 218 da festa, a preparação pelos órgãos públicos é tratada com um certo descaso. A sensação é de que a casa esta sendo arrumada, quando já deveríamos estar na porta para receber nossos ilustres visitantes. Nas semanas que antecedem a festa, era suposto termos a casa já arrumada, com ruas limpas, sinalizadas, canteiros bem cortados, folders impressos, etc. O quê se vê, contudo, é na semana do Círio, quando passageiros desembarcam aos milhares nos portos, aeroporto, rodoviário ou simplesmente vem caminhado pelas estradas até Belém, uma cidade ainda sendo preparada, como se, de repente, lembramo-nos... é Círio. Ainda na quinta-feira a noite, havia muito lixo sendo recolhido de avenidas ao longo do percurso do Círio, meio-feio recebendo pinturas, iluminação por ser instalada, ausência de placas de boas vindas, etc. No ano passado, em plena semana do Círio, a Prefeitura ainda asfaltava a Avenida Nazaré, uma das principais da procissão de domingo.
Nossas atrações culturais são, sem dúvida, o principal foco neste período, quando turistas aos milhares invadem estes espaços, mas, mais uma vez, ficamos devendo... Guias de Turismo, operadores de receptivo e nacionais ligam para as principais atrações e, simplesmente, não sabem informar se abrirão no período da festa, datas e horários. Programar a esta altura do campeonato exige muita paciência e sorte. 
As raras exceções são alguns operadores e atrações, como o Pólo Joalheiro, que divulgaram com certa antecedência os horários de funcionamento, sem contar as que não abrem em pleno período do Círio. Apesar da tradição do Círio, ainda recebemos nossos visitantes com muito improviso. 

Nenhum comentário: