Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 28 de agosto de 2010

Crescimento do Turismo do Pará e na Amazônia, entendendo os números

Caros leitores, aproveitando o período eleitoral e proporciar a vocês embazamento pragmático sobre as suas decisões relativas ao Turismo, segue alguns números relativos ao Turismo no Pará. O Ministério do Turismo considera a movimentação aeroportuária como um dos termômetros estatísticos da atividade turística no Brasil. Desta forma, publico abaixo a movimentação de nosso aeroporto ao longo dos últimos anos, com base em dados da Infraero (2010):
(Clique na tabela para ampliar)
Fonte: Fábio Romero, 2010

Análise: de 2003 a 2007, quando o desenvolvimento turístico estava na agenda do dia do Governo Estadual (Centro de Convenções, Mangal das Garças, participação em eventos e propaganda turística oficial), os acréscimos médio na movimentação de passageiros são da ordem de 200 mil passageiros/médios/anuas. Nos anos seguintes, de 2007 a 2009, quando o desenvolvimento turístico deixou de ser prioridade e os recuros diminuiram consideravelmente para o setor, os acréscimos médios anuais diminuiram bastante, chegando a quase estabilidade. Cabe ressaltar, que para mercados próximos, como o manaura, o fato aconteceu de forma diferente, como um declínio muito acentuado, seguido por uma forte recuperação. Em âmbito nacional, o crescimento foi constante e contínuo para a maioria dos mercados, sobretudo para o nordestino.

 (Clique na tabela para ampliar)
Fonte: Fábio Romero, 2010

Eleitores amazônicos, os professores, as empresas, as indústrias, os pecuaristas, os sem-terra, os "bolsistas-família", muitos estão protestando e buscando investimento que atendem aos seus interesses. Bem, como membro da área de Turismo, já mandei uns emails e estou buscando informações sobre os programas dos candidatos sobre Turismo. Sugiro o mesmo a vocês que buscam para a área o respeito que ela apresenta e merece.

Nenhum comentário: