Entre as ações programadas para 2010 está o aumento dos valores investidos em promoção na América Latina. A Embratur, considerando a distância média de 8 horas de vôos dos principais mercados (Europeu e Norte Americano), resolveu aumentar entre 25 e 30% a verba promocional para atrair mais visitante sul-americanos. O turismo de fronteira é reforçado pelos dados disponibilizados pelo Ministério do Turismo:
País / Número de Visitantes / Percentual do principal país emissor
México / 20 milhões / 92% são norte americanos
França / 60 milhões / 80% europeus
Espanha / 60 milhões / 80% europeus
Os dados mostram que um grande percentual dos turistas que visitam determinados países é procedente de regiões próximas, do entorno do país receptor. Este fato se explica por questões de custo, facilidade de acesso e poder aquisitivo da demanda, o que talvez não se aplique diretamente na América do Sul, devido ao baixo grau de desenvolvimento e problemas econômicos que envolvem a maioria dos países sul-americanos.
Certamente, há uma demanda reprimida e poderá beneficiar grande parte do país, bastando pra isso também melhorar as conexões aéreas, tendo em vista a melhor acessibilidade. Por exemplo, o Norte e Nordeste do Brasil, apesar de serem potenciais destinos para estes visitantes, encontram-se desconectados do restante da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário