Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cadê a Azul, a Oceanair, a Webjet...? E a concorrência?

O Aeroporto Internacional de Belém, apesar do nome pomposo, tem poucas companhias aéreas regulares operando, as principais são Tam e Gol, que reinam sozinhas em nosso aeroporto. As chegadas e partidas no nosso aeroporto se alternam entre Tam e Gol, às vezes, três vôos seguidos da mesma companhia. Atualmente (considerando a média dos últimos meses), o mercado da aviação comercial nacional está assim divido:

TAM: 49,64%
GOL: 40,69%
Webjet: 4,07%
Oceanair: 2,60%
Azul: 1,28%
Trip: 1,18%
Outras: 0,54%

Considerando que apenas duas grandes companhias nacionais operam em Belém, o mercado esta dividido praticamente em 50% para cada uma, enquanto nosso “concorrente” mais próximo anda com o céu mais colorido, com operações da Oceanair e Azul, além das internacionais Delta e Copa.

As autoridades do Turismo e, sobretudo, a iniciativa privada deveriam estar preocupadas com esta situação, sem concorrência e dinamismo, o desenvolvimento do setor fica comprometido. Algumas ações poderiam estar em curso: políticas governamentais voltadas para a redução ou equalização do ICMS sobre combustíveis, parceria com operadores, realização de estudos de demanda potencial para a criação de novas rotas, entre outras. Devemos provocar as concorrentes, criar novas rotas e alternativas para trazer a demanda reprimida até nós.

Nenhum comentário: