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sexta-feira, 29 de abril de 2022

Cruzeiros no Brasil e na Amazônia, perspectivas!

Os cruzeiros marítimos são um dos produtos mais emblemáticos e, às vezes, controversos do Turismo mundial. Celebrado por muitos destinos caribenhos e brasileiros como dinamizador da economia, pois gera muitos empregos locais quando dezenas de passageiros desembarcam de forma regular ao longo do ano; são tradutores, guias de turismo, transportadoras, vendedores de artesanato e outra dezena de pequenos fornecedores que atuam diretamente com as empresas de cruzeiros. Por outro lado, muitos autores defendem que para alguns destinos, os cruzeiros desvirtuam a realidade local, criando "ilhas" artificiais de bem viver em troca de uma população majoritariamente marginalizada.

Neste cenário, o mercado mundial apresenta forte expansão, com elevados investimentos tanto em navios mais populares, para mais de 5 mil viajantes, quanto em embarcações menores, para seletos grupos em roteiros mais exclusivos e de luxo. As rotas se expandem pelo Caribe, que além de portos e terminais exclusivos para cruzeiros em diversos destinos, muitas operadoras tem investido em produtos próprios, como a Royal Caribean, que num investimento de quase R$ 1 bilhão de reais transformou a sua ilha particular no Caribe, a Cococay, num complexo de entretenimento para lá de divertido.

Perfect Day Cococay: quase R$ 1 bilhão de reais de investimentos em entretenimento e um porto mais seguro para parada dos navios da Royal Caribean. Em dias de mal tempo, não era possível parar na ilha, porque a chegada no local era feita em barcos menores, atualmente, o navio atraca diretamente num píer próprio, como ocorre na ilha da Disney.

No Brasil, a percepção de muitos governos é que o mercado de cruzeiros precisa de mais investimentos em infra estrutura e, neste sentido, tem investido em estruturas próprias para aprimorar a experiência do viajante cruzeirista em suas regiões. Fortaleza e Balneário Camboriú são os mais recentes expoentes desta tendência. Inaugurado já há alguns anos, o Terminal do Mucuripe de Cruzeiros começou tímido e com alguns problemas de calado, contudo, segundo a Companhia Docas do Ceará, em 2019 o terminal recebeu 10 navios e mais de 16 mil passageiros, o dobro em relação a 2018. Para os próximos anos, o terminal cearense deve ser privatizado e a área deverá receber mais investimentos. Em Balneário Camboriú, o novo porto e terminal de cruzeiros promete aquecer ainda mais as temporadas no litoral catarinense. 

Terminal de Cruzeiros de Fortaleza: apesar do começo um pouco difícil e do aluguel do espaço para outros eventos, em 2019 o terminal recebeu mais de 16 mil passeiros em 10 navios.

Balneário Camboriú: o terminal deverá ficar localizado no sul da praia principal, possibilitando passeios a pé e nas atrações das imediações.

Balneário Camboriú: Futurista e com design arrojado, o terminal deve virar também uma nova atração da cidade.

Porto e Terminal de Cruzeiros: em Balneário Camboriú serão construídos um porto e terminal exclusivos para cruzeiros, com heliponto e capacidade para até dois navios de forma simultânea.

Vista parcial do projeto com ponte de embarque.

E na Amazônia, qual a realidade atual? Segundo operadores da área, a temporada 2019/2020 deveria ter sido uma das melhores, contudo veio a pandemia e parte das operações foram canceladas. Em Belém, Santarém, Macapá, Parintins e Manaus, que recebem cruzeiros regularmente, apresentaram ao longo dos últimos anos uma instabilidade nos números, alternando anos de queda e aumento de demanda. Atualmente, apenas a cidade de Manaus, no Amazonas, apresenta um porto turístico capaz de receber a maioria dos navios de cruzeiro em uso na região. Em 2022, Santarém ganhou um terminal fluvial que poderá ser usado também por navios e em Belém, o porto turistico de Icoaraci esta em fase de licitação. 

Terminal Hidroviário de Sanatarém: já inaugurado, amplo e refrigerado, deve favorecer também as operçaões turísticas na reião de Santarém.

Terminal Hidroviário de Santarém: considerado um dos maiores e mais modernos do Brasil, poderá receber mais de 3000 passageiros por dia com amplo conforto, rampas de acesso, apenas o preço para cruzeiro que deverá ser bem salago. Para cruzeiristas, o preço da taxa de utilização/embarque esta fixado em R$ 200,00 reais por pessoa, bem mais que os R$ 15,00 reais cobrado de outros usuários.

Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci: ainda em projeto, o início das obras está previsto para meados de 2022.

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