Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Belemtur: para que serve?

O órgão oficial de Turismo de Belém é a Belemtur - Coordenadoria Municipal de Turismo (http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/site/), atrelada diretamente ao Gabinete da Prefeitura de Belém. Além de ser uma das poucas capitais nacionais a não possuir uma secretaria exclusiva e com recursos próprios, nos últimos anos, tem servido mais como cabide de emprego, do que para políticas públicas de fato. Ao longo de sua história, a Belemtur teve um breve momento de fervor turístico... foi durante a sua criação pelo prefeito Edmilson Rodriguez, no qual os coordenadores eram ligados a área, especificamente ao curso de Turismo da UFPA. Alguns projetos implementados naquela época tem efeito até os dias atuais, como a Ação Amigo do Turista. Já na administração do ex-prefeito Duciomar Costa (Processado por desvio de dinheiro público) a situação se agravou, a Belemtur perdeu espaço e nenhum projeto significativo foi lançado.

A administração atual, do prefeito Zenaldo Coutinho (no 2ª Mandato), mostrou-se bastante disposta a ouvir os apelos do trade turístico local, mas sem sucesso em medidas efetivas. A constante troca de coordenador e assessores torna impossível a implementação de qualquer política pública. Depois deste breve histórico, vem a pergunta... pra que serve a Belemtur?

A presença constante do Trade em diversas reuniões não tem animado o prefeito atual que, a julgar pela administração em outras áreas da cidade, conseguiu superar seus antecessores em impopularidade e caos urbano. Basta olhar para os lados pra notar que a administração atual tem feito muito pouco, aliás tem se mostrado pouco hábil para resolver problemas básicos da cidade, como limpeza urbana, conservação de monumentos, entre outros, que afetam moradores e visitantes. Vamos a um resumo das tentativas do Trade de estabelecer uma agenda mínima com a Belemtur nos últimos anos:

O Singtur-PA - Sindicato de Guias de Turismo do Pará promoveu uma ousada ação com a apoio de uma transportadora local, a Samistur, levando parte do secretariado e o Prefeito para um breve tour pela cidade e apresentação dos principais problemas turísticos da cidade. Esta ação gerou um documento que nunca foi levado a sério pela Prefeitura Municipal de Belém.

Guias de Turismo reunidos em frente a Prefeitura Municipal de Belém, no Palácio Antônio Lemos!

O Coordenador da Belemtur na época, Maikkenn Souza, apesar do esforço, não conseguiu sensibilizar os demais secretários e representantes sobre os problemas enfrentados pelo Turismo Municipal. Nesta ação, estiveram presentes representantes de outras secretarias, com destaque para a SEMOB - Secretaria de Mobilidade Urbana; Seurb - Secretaria Municipal de Urbanismo; Sesan - Secretaria Municipal de Saneamento; Sema - Secretaria Municipal de Meio Ambiente; entre outras.

O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, chegou a participar de uma das comemorações pelo Dia Nacional do Guia de Turismo em Belém, mas não se sensibilizou pelas causas do Turismo.

Em 2017, mais uma reunião para nada, desta vez participaram representantes da Associação dos Agentes de Viagens - ABAV-PA; Sindicato de Guias de Turismo do Pará - Singtur-PA; e Associação dos Jornalistas - Abrajet.

Sentado a frente do veículo de turismo, o atual Prefeito de Belém não se sensibilizou em nada pelas causas e problemas do Turismo em Belém.

Pela moralidade pública, economia de recursos e pelo Turismo, recomenda-se uma urgente reestruturação da Belemtur, com a imediata substituição do gestor atual por alguém melhor capacitado tecnicamente e adoção de um agenda mínima integrada com o trade turístico municipal. Caso contrário, sugiro o encerramento das atividades da Belemtur e que suas atividades sejam absorvidas por outras secretarias, como SECOM ou SECULT!

Nenhum comentário: