Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 7 de junho de 2015

Flight Report: Tap, rota - Belém - Lisboa - Barcelona - Amsterdam - Belém!

Caros viajantes, no mês de maio, tive oportunidade viajar na rota Lisboa - Belém na mais recente rota implantada pela companhia portuguesa, contudo aproveitando as excelentes tarifas e as necessidades de trabalho, também comprei dois trechos internos pela companhia portuguesa: Barcelona e Amsterdam. Segue um pequeno Flight Report desta aventura por três países europeus a bordo da TAP Portugal:

Voos: TP 41 - Belém - Lisboa - Manaus - Belém e trechos internos para Barcelona e Amsterdam

1. Tarifa: 10

A tarifa estava excelente, por cerda de R$ 2.700,00 reais voamos 4 trechos, dois internacionais e dois europeus. Belém - Lisboa - Belém; Lisboa - Barcelona; Barcelona - Lisboa - Amsterdam e Amsterdam - Lisboa - Belém, com escala em Manaus. O custo benefício foi um dos melhores na comparação inclusive com as low costs, apesar da conexão de Lisboa a caminho de Amsterdam. As vantagens foram as seguintes: franquia de bagagem para todos os trechos, dois volumes de 32 quilos cada, aeroportos centrais em todas as rotas, horários convenientes e serviço de bordo completo.
   
2. Reserva: 10

A reserva foi feita por meio da agência, que garantiu a melhor tarifa, além de conseguir as melhores conexões, mais prático que pelo site da companhia. A forma de pagamento foi no cartão de crédito em 5x sem juros em reais.

3. Check In: 10

Em Belém, Lisboa, Barcelona e Amsterdam o check in foi muito rápido, em média 5 minutos de espera.

4. Aeronave: 8
O A330 da TAP (CS-TOQ Pedro Teixeira, com pintura normal da companhia) que cumpriu a rota até Lisboa é uma ex aeronave da TAM, com todos os equipamentos funcionando, como a aeronave foi renovada, os sinais do tempo de outros A330 da empresa não estão presentes neste. Os A320 que fizeram as rotas europeias estavam ótimos.

5. Entretenimento: 8

Completíssimo, com revistas, filmes (sem muitos lançamentos), séries e programas da TV aberta portuguesa. As poltronas possuem monitores individuais sobre demanda, ou seja, você escolhe o que vai ver de forma independente. Apenas senti falta das câmeras externas que mostram a movimentação da aeronave e jogos mais atualizados. Quem já voou na rota da TAM para Miami vai sentir uma familiaridade com o equipamento de entretenimento.  

6. Serviço de bordo: 9
Os comissários sempre muito simpáticos e eficientes, o que ajuda aproveitar parte da programação disponível a bordo, em algumas companhias o serviço de bordo demora tanto que quando os comissários terminam, praticamente, não há tempo para descanso e aproveitar a programação a bordo. O serviço foi farto e completo, com bebidas variadas, com destaque para os vinhos portugueses. Nos voos europeus, os sanduíches não estavam muito saborosos. No trecho entre Manaus e Belém é servido um pequeno lanche.

7. Check Out: 10

O desembarque em todos os aeroportos foi muito rápido, em todos os casos, quando chegamos na esteira, as bagagens já estavam disponíveis. 
 
8. Aeroportos: 10


Belém: o Aeroporto Internacional de Belém possui um free shop bem atrativo para quem embarca, para quem chega o destaque são os chocolates, com excelentes preços, inclusive mais baratos que em aeroportos do exterior, com opções de pagamento em reais.
Lisboa: o famoso aeroporto da Portela continua com um freeshop bem amplo, mas agora com preços não tão atrativos, os valores estavam em média 5 euros mais caros que em Barcelona e Amsterdam. Caso seu voo esteja nos portões mais distantes, recomendando não sair muito próximo do horário do voo, pois a caminhada pode ser longa. Outra opção, em conexões longas, com mais de 7 horas, é passear pela capital portuguesa. Como o aeroporto fica praticamente no centro de Lisboa, você poderá visitar a região da Expo 98 ou passear no ônibus executivo que liga o terminal aos principais hotéis. 
Barcelona: a área do free shop parece um grande shopping, com mais de 50 opções comerciais. A TAP opera no novo terminal do Aeroporto Internacional de El Plat, o T1, o antigo T1, que agora é T2, ficou para as companhias low costs. 
Amsterdam: este aeroporto merece um post específico, acompanhe nas próximas postagens.

9. Avaliação Geral: 9,4

A experiência de viajar TAP em todos os trechos nesta viagem para a Europa foi superior a quanto utilizei trechos com companhias low costs, além de não me preocupar em imprimir o check in e ter que chegar horas antes para despachar a bagagem, os horários eram bem convenientes e a possibilidade de despachar a bagagem sem taxas adicionais diminuiu ainda mais o custo da viagem.

Vamos aos registros:
A330 da Tap pronto para decolagem. A viagem a partir de Belém dura cerca de 6h50min, muito rápida.

Sistema de entretenimento com várias opções.

Jantar servido logo após a decolagem de Belém: frango e camarão.

Bebidas portuguesas também disponíveis.

O renovado interior do A330 da TAP.

O almoço da volta tinha uma deliciosa salada de grão de bico com bacalhau. A carne de porto estava sem sal.

Café da manhã caprichado: frutas frescas e pães.

Lanche serviço entre Manaus e Belém, voar num A330 em voo doméstico é bem melhor.

Na aproximação para Belém um pequeno desvio para enfrentar o clima severo de final de tarde em Belém.

Após furar a densa camada de nuvens, ainda não era possível avistar o solo.

Nos minutos finais para aproximação em Belém, o clima era feito.

Os desvios feitos pela aeronave para evitar a tempestade a frente.

Na reta final para pouso, o tempo abre majestosamente sobre a capital paraense.

Nenhum comentário: