Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 16 de março de 2015

Voos e viajantes internacionais no Pará!


A decisiva estratégia do trade turístico do Pará em atrair voos internacionais para o estado já tem alguns anos e os resultados mais recentes acumularam o acréscimo de duas grandes operações internacionais, uma para Miami e outra para Lisboa. As duas operações completarão um ano em 2015 e com ótimos resultados. Os número de 2014 são os seguintes: 101.989 turistas internacionais buscaram o destino Pará, um aumento de 29,8% em relação a 2013; crescimento de 93% do movimento operacional de passageiros vindos do exterior no Aeroporto Internacional de Belém, "o que ressalta a importância destes voos internacionais para a consolidação do turismo no Estado", segundo a Secretaria de Turismo do Pará. 

Apesar dos dados não demonstrarem inicialmente o fluxo de conexões e passageiros locais voltando do exterior, o fato é que os voos vem dinamizando uma nova lógica para o turismo emissivo e receptivo. Apesar de alguns problemas iniciais, a ocupação está em cerca de 80%. No caso da TAM, desde que o voo foi inaugurado, há um ano, a companhia já transportou quase 35 mil passageiros em cerca de 200 voos operados entre as duas cidades, sendo que o mercado brasileiro responde pela maior fatia de vendas das passagens para a rota.

A TAP opera em Belém e Manaus com aeronaves A330 com capacidade para mais de 200 passageiros. Na foto, a recepção do voo inaugural em Belém. Foto: NewsAvia.

Já no que se refere ao voo da Tap, os resultados também são positivos. A rota Manaus-Belém-Lisboa teve 16.795 bilhetes vendidos, com uma taxa de ocupação média de assentos das aeronaves nesse primeiro ano de operação de 77,16%. Dentre os assentos ocupados, 58,5% são em Belém e os demais 41,5% em Manaus. 

“A avaliação foi considerada positiva. No entanto, acreditamos que esta rota pode ser mais explorada, e estamos realizando divulgação do voo em outras localidades do Estado, como Marabá, Parauapebas, Macapá e Santarém, para aumentarmos a ocupação do voo e futuramente a frequência do mesmo”, conclui o gerente regional da Tap, Douglas Lima.


A TAM opera em Belém com as novíssimas aeronaves 767-300 com capacidade para mais de 200 passageiros. O trecho Belém - Miami é realizado em cerca 6h, um dos voos mais curtos do Brasil para os Estados Unidos. Na foto, a aeronave em mais um voo para Belém.
Foto: Diego Gomes. Flickr

Nenhum comentário: