Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Serviços públicos e a cidade

Os serviços públicos e privados de qualidade são medidos por diversos aspectos: qualidade no atendimento, tempo de resposta, preço, produto e/ou serviço fornecidos, etc. Contudo sugiro que fiquemos atento a outros dois fatores: o grau de poluição visual e a intervenção em ambientes públicos. Algumas empresas públicas e privadas tem realizado intervenções péssimas em toda a cidade, contribuindo para que Belém se torne uma cidade mais feita. Belém, em seus 400 anos, terá pouco a comemorar. Uma das poucas que adotou soluções técnicas mais modernas foi a Cosanpa. Vejamos alguns exemplos:

As empresas de telefonia e internet tem usado os postes da cidade como depósito de seus materiais. Neste poste na Marambaia existem vários rolos de cabos que foram deixados pela empresa de telefonia há vários meses.

A Celpa é uma das empresas que mais enfeia a cidade com suas intervenções. Neste exemplos, o emaranhado de fios é visível. Perto do semáforo, os cabos estão todos ondulados.

Será que com tanta tecnologia, não existe outra forma de medir a energia elétrica? Os aparelhos instalados pela Celpa tem um péssimo designe, além de serem enormes. Será que não existem aparelhos mais compactos?

Os postes, além de estarem com cabos para todos os lados, sustentam os medidores de energia em muitos bairros de Belém, chamados de olhões.

Neste ponto da Av. Pedro Alvares Cabral, próximo ao Entroncamento, os fios de internet e telefonia chegam próximo a cabeça dos pedestres, um absurdo! 

Os polêmicos olhões não sofreram a devida manutenção. Em 2014, ocorreram diversos casos de incêndio.

Outra empresa pública com péssimos serviços é a Cosanpa - Companhia de Saneamento do Pará. Para instalar os medidores de água nas casas, quebrou muitos calçadas e construiu verdadeiros muros para sustentar estes medidores. Contudo, a empresa adotou um modelo que fica embutido no solo, mas discreto. Parabéns a Cosanpa!

Novo medidor da Cosanpa, embutido na calçada, bem mais discreto. Será que os medidores de luz não poderiam se também embutidos?

A Seurb - Secretaria de Urbanismo de Belém possui serviços muito ruins. As intervenções que a secretaria realiza nas vias da cidade são tão grosseiras, que em alguns pontos são construídas verdadeiras lombadas. Neste trecho da Av. Augusto Montenegro, o asfalto esta tão irregular que não é comum vermos passageiros "pularem" das cadeiras.

Neste trecho da rua WE-2, na COHAB, ao fechar o buraco feito por uma tubulação, a Seurb fez uma lombada na via, o que prejudica a suspensão dos veículos e acoluna dos idosos. 

Nenhum comentário: