Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 19 de março de 2014

Os fusos horários do Brasil e da Amazônia

No Brasil tudo pode mudar, dependendo dos empenhos políticos, desta vez o que mudou foi o fuso horário, como é um tema que ainda causa uma certa confusão, principalmente para quem visita a Amazônia, com três horários diferentes, então vamos ao mapa para entender melhor este imenso Brasil.

(Clique para ampliar)

Brasil: O Brasil sempre possuiu 4 horários (fusos) diferentes, contudo o mais comentado é o oficial, de Brasília, que muda durante o verão, entre outubro e fevereiro. A maior variação de horas esta na Amazônia, que possui três horários diferentes. Então vamos lá as mudanças recentes:

Fuso 1 - Uma hora a mais em relação a Brasília: Os pontos em amarelo à direita, entre elas, o arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco, possuem uma hora mais em relação a Brasília. 

Fuso 2 - Horário Oficial de Brasília: a maior parte do Brasil esta nesta aérea, com destaque em bege. Na Amazônia, o Pará foi unificado, pois a região oeste do estado tinha uma hora a menos em relação a capital, Belém. Desta forma, os estados do Pará e Amapá estão inteiramente inseridos nesta área.

Fuso 3 - Uma hora a menos em relação a Brasília: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; na Amazônia, Rondônia, grande parte do Amazonas e Roraima estão nesta aérea em verde.

Fuso 4 - Duas horas a menos em relação a Brasília: a parte sudoeste do estado do Amazonas e o estado do Acre, com destaque em vermelho. 

Ainda ficou confuso, segue um exemplo: supondo-se que em Brasília seja 17h, em Fernando de Noronha será 18h, em Belém,  17h; em Manaus, 16h; e no Acre, 15h.

Nenhum comentário: