Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Problemas nas pistas do Aeroporto de Belém!

O que era uma vantagem, não adiantou muito neste momento. A poucos meses da Copa do Mundo e num ano que a cidade de Belém passará a ter mais 5 voos semanais internacionais com aeronaves de grande porte, ou seja, com capacidade para mais de 200 passageiros, as duas pistas do aeroporto encontram-se com problemas operacionais.
 
Ter duas pistas de pouso e decolagem operacionais é uma vantagem que poucos aeroportos no Brasil possuem neste momento. Hoje, dos 67 principais terminais do pais, apenas Guarulhos, Galeão, Brasília e Natal possuem mais de uma pista em condições de receber voos regularmente. O Aeroporto Internacional de Belém, neste quesito, tem uma vantagem inquestionável, contudo isso não foi bem utilizado, pois em pleno inverno (todo mundo sabe que chove neste período) as duas pistas estão com problemas de acúmulo de água, fato atestado pela própria ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e, agora, pela ABERTA - Associação Brasileira das Transportadoras Aéreas. Mesmo após uma reforma de mais de 5,1 milhões de reais, a pista principal continua com problemas; e a auxiliar parece não ter recebido a atenção devida ao longo dos anos.
 
A vantagem operacional de Belém pode ser percebida nesta foto. As duas pistas podem receber aeronaves de diversos tamanhos, sendo que a menor com algumas restrições de tamanho e carga das aeronaves. Foto: Google Maps.

Neste outro registro podemos observar os dois acessos que existem da pista auxiliar para o pátio principal, a primeira, de baixo para cima, é mais larga que a segunda. Somente nesta que as aeronaves de grande porte podem transitar, ou seja, são sempre obrigadas a percorrer toda a pista auxiliar antes de acessar o pátio, o que poderia ser feito antes. Também nesta foto, podemos observar o tamanho do pátio principal do aeroporto, que atende a demanda atual, mas precisa ser pensado com urgência o projeto de ampliação. Foto: Google Maps.
 
Lembramos que o Aeroporto Internacional de Belém é um dos mais bem avaliados pelos passageiros e usuários, contudo as melhorias são contínuas e as intervenções precisam ser melhor planejadas e executadas como forma de evitar transtornos futuros.

Nenhum comentário: