A gastronomia do Pará, uma das mais fortes expressões da cultura
paraense, é tema de uma edição especial da “UP Magazine”, revista de
bordo da TAP Portugal. O tema está sendo abordado pelo jornalista Miguel
Pires e pelo fotógrafo Paulo Barata, com orientações dos chefs
paraenses Felipe e Thiago Castanho. Os profissionais da publicação
chegaram a Belém no último dia 24 e incluíram no roteiro visitação ao
município de Soure, no Marajó, à ilha do Combu, em Belém, e a pontos
turísticos de referência na capital, como o Complexo Ver-o-Peso.
A edição especial da “UP Magazine” tem apoio do Programa de Press Trip,
da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do hotel Hilton Belém. A
reportagem surge em um momento histórico na relação entre Portugal e o
Pará, sobretudo após o recente anúncio de voo direto de Lisboa para
Belém, ligando definitivamente a Amazônia à Europa. O assunto foi tema
de reunião, nesta terça-feira (29), entre os profissionais de
comunicação da revista, os chefs de cozinha e o presidente da Paratur,
Marcelo Mendes. Miguel Pires falou sobre a experiência de conhecer pessoalmente lugares
como o Marajó e a feira do Ver-o-Peso, dos quais já tinha referências
literárias e de relatos de chefs brasileiros, como Alex Atala e Paulo
Martins, além de Thiago e Felipe Castanho, que, segundo ele, “são jovens
com um olhar mais contemporâneo da gastronomia”.
“Conhecer o mercado do Ver-o-Peso é extremamente importante, e são essas
pessoas que fazem com que outros venham conhecer o lugar”, disse o
jornalista, que também demonstrou encantamento com o que apreciou na
região turística do Marajó, onde visitou fazenda de produção de queijo
de búfala e praias. O repórter também ressaltou a importância do
trabalho dos jovens cozinheiros e da imprensa especializada para
fortalecer os destinos turísticos. Thiago Castanho explicou que a escolha dos lugares a serem visitados por
Paulo Barata e Miguel Pires teve como objetivo também uma leitura
diferente da importância das pessoas envolvidas no segmento. É o caso de
personagens como o empresário Leodoro Porto, dono do boteco Meu Garoto,
que inventou em 2011 a cachaça de jambu, e dona Nena, que chamou a
atenção dos chefs paraenses e dos jornalistas portugueses pelo curioso
trabalho artesanal de produzir chocolate.
Nena já acompanha a Paratur em missões de promoção do turismo paraense,
como a recente participação do Pará no Festival Gastronômico Rio Bom de
Mesa, no Rio de Janeiro. Thiago contou que, desde que conheceu o produto
feito por Nena, acreditou nela e passou a divulgar e apoiar a
comercialização. “A gente mostra o chocolate da Nena, que é bom e muito
forte, 100% cacau, a chefs que o transformam em outros produtos”,
explicou. O chef paraense – que, entre outras premiações conquistadas nos 15 anos
em que a família Castanho atua na gastronomia, este ano colocou o
Remanso do Bosque na lista dos 50 melhores restaurantes da América
Latina segundo a revista britânica “Restaurant” – lembrou que no início
da carreira teve um incentivo de bons amigos, como Alberto Dória, que
hoje está desenvolvendo projetos em Paragominas, no nordeste do Pará.
Alberto Dória abriu portas para que Thiago Castanho divulgasse seu
trabalho em congressos e eventos nacionais e internacionais. O chef
ainda ressaltou projetos bem-sucedidos, para os quais busca agora a
parceria da Paratur, como o Visitas Gourmet, que traz ao Pará
jornalistas especializados e chefs de renome internacional para trocas
de experiências com a cultura paraense por meio dos ingredientes da
gastronomia local. O presidente da Paratur destacou a importância de poder contar com a TAP
e com a “UP Magazine” na missão de promover e divulgar os produtos
turísticos paraenses, segundo as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano
Estratégico de Turismo do Pará), que visualiza, entre os mercados
prioritários, a Europa, especialmente Portugal, onde a Paratur já
participa anualmente da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Também foi apresentada aos jornalistas a proposta de promoção e
divulgação do Pará dos segmentos cultura, natureza, sol e paia, evento e
negócios, em que valores como criatividade, autenticidade, diversidade,
originalidade e, principalmente, a sustentabilidade são os diferenciais
e estão presentes, por exemplo, no roteiro de comercialização dos
produtos turísticos paraenses Pará: Obra-Prima da Amazônia, em oito dias
e sete noites, incluindo os principais atrativos de Belém, Marajó e
Tapajós.
Os profissionais da “UP Magazine” deixam Belém nesta quarta-feira (30). A
expectativa da diretora de jornalismo da publicação portuguesa, Paula
Ribeiro, é que a gastronomia do Pará seja destaque nas primeiras edições
de 2014 da revista, disponível em todos os voos da TAP, que tem
conexões aéreas diretas com cerca de 80 destinos do Brasil e do mundo.
Praga, Nova Iorque, Barcelona, Rio de Janeiro, Funchal, Roma, Porto
Santo e Amesterdã são alguns desses destinos.
Anunciada no último dia 5 de outubro, pelo vice-presidente da TAP, Luiz
Gama Mór, a nova rota internacional da TAP para o Brasil, partindo de
Belém para Lisboa, será inaugurada em junho de 2014. São previstas três
frequências semanais, às terças e sextas-feiras e domingos. Os voos
partirão de Lisboa às 9h30 e chegarão a Manaus às 13h40, seguindo então
para Belém, aonde chegarão por volta das 17h40. As viagens de Belém a
Lisboa sairão do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans às 19h10 e
chegarão à capital portuguesa às 6h45 do dia seguinte (horário Local),
com cerca de sete horas de duração.
Fonte: Agência Pará
Vale lembrar que essa será a segunda vez que o Pará é mostrado na
revista da cia aérea Portuguesa, no mês de Julho/2012, o estado teve 12
páginas dedicadas exclusivamente para mostrar as belezas do estado.
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