Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Turismo em Debate, sucesso e desafios para o futuro!

 
A VIII Edição do Turismo em Debate, realizada em outubro, finalizou com recordes a serem comemorados em relação às edições anteriores, foram mais de 500 participantes nos dos dias de eventos e um dia de oficinas, foram 38 trabalhos aprovados e apresentados, além de Belém, houve pela primeira vez, participantes dos interiores do Estado, como as caravanas de Altamira, Bragança e Vigia e participantes de fora do estado como Brasília. O evento teve cobertura além da assessoria de comunicação da UFPA, o qual postou informações sobre o evento, várias vezes, tivemos a participação do Jornal O Liberal e da Rádio O Liberal/CBN. A força do evento esse ano, aconteceu devido à articulação e união de toda equipe de professores da Faculdade de Turismo, os discentes que colaboraram com a organização e a equipe de voluntários, todos essenciais para a realização desse evento. Além disso, agradecemos a todos os nossos apoiadores: Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEX), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Centro de Eventos Benedito Nunes, Secretaria de Estado de Turismo, de professores da Faculdade de Turismo, os discentes que colaboraram com a organização, equipe de voluntários, Site “Eu Patrocino”, Faculdade Ipiranga, Valeverde Turismo, Sol Informática, Churrascaria Tucuruvi, Restaurante Famiglia Scicilia, PS Photos e a todos os nossos Patrocinadores Coletivos, que realizaram suas doações para o evento. Acreditamos que após essa edição a Marca Turismo em Debate se firma como um dos principais eventos acadêmicos-cientificos da área de Turismo do estado do Pará. Agradecemos a participação de todos, e nos encontramos até no próximo ano, na IX Edição do Turismo em Debate.
 
Fonte: Face do Turismo em Debate, com edição de Fabio Romero.
 
Comentários: Primeiro, sinto não poder ter participado desta edição, pois estava em viagem de trabalho, contudo, sem dúvida, esta edição firma o evento como um dos mais importantes do turismo no âmbito acadêmico do estado do Pará, além da maior participação do trade turístico local. Pela organização, percebe-se uma intensa participação de entes universitários, mostrando a importância e a sensibilidade do ambiente interno da universidade em relação a atividade turística. A consolidação do evento é fato e os desafio para o futuro é romper os muros da própria universidade, afinal, tais eventos, como muitos que vem ocorrendo no setor, não podem servir apenas para mostrar/ouvir/discutir trabalhos acadêmicos, mas levar respostas ao mercado de trabalho, ao setor produtivo do turismo, as redes hoteleiras, aos guias de turismo, as agências de viagens, ao setor de transporte, aos serviços e produtos turísticos... neste aspecto o meio acadêmico continua muito distante do mercado (extensão natural do curso com foco em Ciências Sociais Aplicadas).
 
Para o futuro ainda, ficam algumas sugestões para os organizadores do turismo em debate:
 
- A oferta de produtos e serviços acadêmicos, pesquisas por exemplo, a empresas e insituições;
 
- A união de dois grandes eventos, a Feira Internacional de Turismo da Amazônio e o Turismo em Debate, academia e mercado juntos, além da possibilidade de internacionalização do evento;
 
- Foco em trabalhos voltados ao mercado, em avaliação de produtos, serviços, hotelaria, etc;
 
Espero poder participar da próxima edição, encontro vocês por lá!

Nenhum comentário: