Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Curiosidades da Amazônia: Taxi!

Ficheiro:Pseudomyrmex simplex casent0104248 profile 1.jpg
Quando era criança, sempre ouvi falar muito de formigas, pois aqui na minha casa em particular, existem muitas delas... um dia tive o trabalho de contar, tem mais ou menos uns 8 tipos delas em nosso terreno, de vários tipos e tamanhos (grandes, pequenas, marrons, pretas, vermelhas, com asas...), mostrando que ele é muito saudável, dado a quantidade de insetos que vivem nas proximidades. Contudo, uma me chamou recentemente a atenção, são as formigas conhecidas como taxi, escrito deste jeito mesmo, são bem pequenas, você nem consegue ver, mas a picada dói e arde bastante.
 
Algumas informações interessantes (Fonte: Wikipidia e Biomania): Certas árvores amazônicas são conhecidas popularmente como "pau-de-novato", pois só os inexperientes sujeitam-se ao ataque das taxis, pequenas e ferozes formigas que ali fazem seus ninhos, aproveitando as varas retas da árvore. Taxi é o nome amazônico de uma espécie de formiga do gênero Pseudomyrna, de coloração amarelada, também conhecida como "formiga-de-novato" ou "novato". As colônias vivem nos troncos ou no pedúnculo das folhas de certas árvores - por isso conhecidas como taxizeiros ou taxis - muito comuns nas várzeas e beiras de rios. É perigoso encostar ou bater nelas, pois estão sempre cobertas de formigas, cujas picadas são muito dolorosas. Na ocasião das enchentes, é comum as canoas se encostarem na vegetação sobrenadante e ficarem repletas de taxis que fogem das águas. Ao picar ou ser esmagada, essa formiga exala um cheiro acre e desagradável.
 
Caro viajante, quando estiver pela amazônia, não se encoste em qualquer planta e aprecie com cuidado a beleza minimalista da floresta.

Nenhum comentário: