Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Passaporte Pará

Uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a RDC Férias coloca no mercado o Passaporte Pará, programa idealizado na Diretoria de Fomento da Paratur, que visa o desenvolvimento do turismo interno no estado do Pará, possibilitando facilidades para viagens, especialmente nos períodos de baixa estação. A iniciativa vai adequar os serviços do trade local para o incremento geral do turismo.

“A essência é fazer com que o paraense conheça o Pará. Mas esperamos que a gente consiga com o programa vender também o Pará ao turista externo”, diz a presidente da Abav-PA, Rose Larrat, em reunião ontem (segunda-feira, dia 7), na sede da entidade, com a presidente da Paratur, Socorro Costa. Rose explicou que os agentes de viagens vão receber uma senha e um login que facilitará a oferta dos produtos turísticos. “Trata-se de uma excelente oportunidade que o Governo do Estado dá por meio da Paratur para um mercado que está se modificando e crescendo. Temos que aproveitar isso e converter em desenvolvimento”, afirma Rose.

O Passaporte Pará conta com a parceria, também, de instituições bancárias, que entram com facilidades de crédito para financiar tanto investimentos da iniciativa privada que ofereçam produtos e serviços turísticos, quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados. Entre os bancos que aderiram ao programa estão o Banco da Amazônia, o Banco do Estado do Pará (Banpará) e a Caixa. A presidente da Paratur, Socorro Costa, explica que a iniciativa insere-se no “Ver-o-Pará” – Plano Estratégico de Turismo do Pará, que visa a promoção do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência e o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais, tendo como principais produtos os relacionados à cultura e natureza.

Belém (com foco no distrito de Mosqueiro), Soure e Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber as ações. Os outros municípios devem ser incluídos ao longo da execução do programa. A justificativa para a escolha desses municípios levou em consideração a pré-existência de produtos que incluem esses roteiros, as facilidades de acesso e infraestrutura, além da possibilidade de implantação de políticas públicas por parte do Governo do Estado que visam o desenvolvimento dessas localidades.

REGRAS: Somente poderão participar do programa Passaporte Pará as agências associadas à Abav-PA. Os representantes das empresas interessadas deverão apresentar propostas de roteiros turísticos que já operam nos locais indicados, e depois de aprovados pela Abav serão disponibilizados em um site para divulgação e venda. “Qualquer pessoa poderá comprar esses pacotes, inclusive com desconto, que depende da parceria do Banco da Amazônia”, afirma a gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur, Silmara Resque.

O programa passou por cerca de um ano de planejamento em reuniões entre os parceiros que avaliaram cada detalhe antes da sua aprovação. Alberto Tousant, representande da RDC Férias, informou que o ponto principal do programa será o oferecimento de uma espécie de pré-pago de viagem. “Ele será oferecido pelos bancos parceiros aos funcionários, clientes e o público em geral para utilização nos produtos oferecidos. Nosso interesse é reduzir custos e aumentar as vendas”, explica. O lançamento oficial do Programa Passaporte Pará será feito dia 22 de junho, no Hangar, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Até essa data 75 agências, entre filiadas e associadas na Abav-PA deverão indicar os produtos, que serão cuidadosamente avaliados in loco pelos parceiros do programa para depois serem disponibilizados.

Fonte: Agência Pará e Paratur

Nenhum comentário: