Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Flight Report: Manaus - Cidade do Panamá

A Copa Airlines é uma das poucas companhias aéreas internacionais que voa atualmente para a Amazônia. Ao longo dos anos tem conquistado um importante espaço no Brasil pelo elevado padrão de serviço e pela facilidade de conexão para diversos destinos caribenhos a partir da cidade do Panamá, onde possui seu hub nacional e internacional. Na Amazônia, voa na rota Manaus - Cidade do Panamá e oferece conexões imediatas para diversos destinos internacionais, como Miami, San José, Cancun, Cidade do México, entre outros. Vamos aos Flight Report do trecho Manaus - Cidade do Panamá:

Flight Report: MAO/PTY no 737-700 da Copa

O MSTeam publica mais um Flight Report internacional: Dessa vez eu Fábio, redator desde blog realizei em novembro de 2011 uma viagem para a Republica Dominicana com escala na cidade do Panamá. Irei relatar em 3 partes esse FR para mostrar um pouco dos serviços apresentados pela Copa Airlines.
COPA CM 140 MAO-PTY
Boeing 737-700 HP-1375CMP
foto por Ricardo Coppola via Jetphotos.net
 
Todos os anos eu e um grupo de amigos realizamos uma viagem geralmente para São Paulo ou Fortaleza para alguns dias de muito lazer. Em julho desse ano sentados numa mesa de bar resolvemos fazer diferente e escolher um destino internacional. Minha amiga que é proprietária de uma agência de turismo sugeriu algum destino no Caribe e indicou Punta Cana na Republica Dominicana uma vez que ela já havia conhecido no ano de 2007. Após uma breve consulta pela internet e vendo as fotos do local aceitamos na hora, algumas semanas depois o Pacote estava pronto e era a hora de comprar e esperar o grande dia.
Boarding Pass do trecho MAO/PTY
Assento 20E

Eramos um grupo de 15 pessoas e as 02:45am do dia 12/11 já estávamos no saguão do AIEG (Eduardo Gomes). Nossa amiga da agência fez o nosso check-in todo pela internet porém como haviam somente 2 guichês de atendimento e eramos praticamente o ultimo da fila demoramos uns 50 minutos para despachar nossas bagagens que na minha opinião foi bastante demorado.
Fila do check-in da Copa

Bagagens despachadas é hora de passar no raio X e receita federal para checar os passaportes, como eu estava munido com a maquina fotográfica na mão e tripé na mochila fui indagado pelo agente que não poderia transportar o tripé pelo fato de ser grande ((Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices - Recomendação 1749). e chamaram a supervisora de plantão para averiguar. Após constatar que estava bem embalada e desmontada ela autorizou meu embarque. Faltando pouco mais de 10 minutos para a chamada resolvo tomar um café no único estabelecimento aberto na sala de embarque na madrugada e sou ''assaltado'' com o preço do café com leite R$10,00.
Acompanhado de minha namorada que por sinal a conheci no dia da compra do pacote a 3 meses atrás somos recepcionados pela simpática tripulação do 737 que esta sob o comando de uma capitã no qual não recordo o seu nome. Nos acomodamos nos assentos 20E e 20F e ficamos no aguardo do termino do embarque. Com 90% do voo ocupado o HP-1375CMP inicia o pushback as 05:50lt com um pequeno atraso visto que a previsão seria 05:35 horário local.
HP-1375CMP no pushback para a pista 10
 
e o Sol começa a brilhar na Capital Amazonense
Após 01:00h de voo a tripulação começar o serviço de bordo, foi servido um delicioso café da manhã acompanhado de omelete com bacon, pãozinho francês, manteiga, queijo, algumas frutas cítricas e o famoso iogurte Amazonense Fazendinha.
Café da manhã nota 10
 
saboroso iogurte Fazendinha
 
Seguimos voo no FL 370 (37.000 pés) tranquilo e sem turbulências, o conforto a bordo e o entretenimento foi outra agradável surpresa, além da revista de bordo foram exibidos o filme Harry Potter e um documentário turístico sobre o Caribe, como não sou muito fã desse gênero de filme (Harry Potter) preferi ouvir músicas nos 9 canais disponíveis sendo um só de músicas brasileiras. Tripulação sempre simpática começou a distribuir as folhas de preenchimento alfandegário e migração para os que desembarcariam no Panamá.
Ótimo entretenimento de bordo da classe econômica
coisa rara nos dias de hoje.
 
pitch entre poltronas excelentes

Após 03:00h de voo iniciamos a descida para o Aeroporto internacional de Tocumen na cidade do Panamá, o tempo já não era dos melhores e estávamos cercados de CB's (cumulusnimbus) o que gerou algumas turbulências sem grande proporções. Cintos afivelados e poltronas na vertical somos autorizados a pousar na pista 03R com chuva forte e às 08:15 horário local o 737-700 toca em solo Panamenho.
Aproximação para o Aeroporto de Tocumen (MPTO)
ainda sem a chuva que caia sobre o aeródromo.
 
O terminal de passageiros do Panamá é um verdadeiro colírio para os consumistas de plantão onde o duty free é repleto de lojas de marcas famosas, por lá ficaríamos por 3 horas até pegar o próximo voo rumo a Santo Domingo na Republica Dominicana. sem duvida é um verdadeiro HUB das Américas de onde parte voos para toda a América do Sul, Latina e alguns destinos da América do Norte.
visão do terminal de Tocumen
duty free com preços atraentes

Termino aqui a 1° parte desse FR e confesso que esse trecho foi nota dez em atendimento, conforto e entretenimento a bordo, breve posto a parte 2 com o trecho PTY- SDQ (Panamá/Santo Domingo).
 
Postar um comentário