Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades da Amazônia: Filhote!

Um dos peixes mais gostosos e que causa mais surpresa na Amazônia é o Filhote. Apesar do nome, é um peixe de couro que pode chegar facilmente a 100kg, ou seja, é inevitável ouvir aquela piadinha dos viajantes ao se deparar com peixe na feira do Ver-o-peso em Belém: se esse é o filhote, imagine o pai. Vamos a algumas curiosidades sobre ele:

Nomes: Piraíba, filhote

Descrição: Peixe de couro, de coloração escura, cabeça grande e olhos pequenos, pode pesar até 300kg e medir cerca de 2 metros, o dorso pode chegar a mais de 30cm. Peixes pesando até 60kg são conhecidos como filhote;

Ecologia: ocorre em lugares profundos, poços e remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios. Na Amazônia, é encontrado ao longo da costa da Ilha de Marajó.

Gastronomia: ao lado do Pirarucu, Tambaqui e Tucunaré, o filhote é considerado um dos peixes nobres da culinária amazônica. O quilo pode variar de R$ 7,00 nas feiras livres a mais de R$ 20,00 nos supermercados. A carne, bastante versátil, rende filés inteiros que vão bem assados, fritos, na chapa e cozidos. Em Belém, o peixe é incorporado a diversos pratos da culinária tradicional e comtemporânea: Caldeirada Paraense (filhote cozido com o sem tucupi, cebola, tomates, ovos, pimentação, caranguejo e camarão com ou sem jambu), filhote na crosta de castanha do pará com amendoas (recomendo no Manjar das Garças), assado na brasa com risoto de jambu e/ou ao molho de camarão, etc.

Abaixo algumas fotos tiradas por mim de um filhote pescado nas proximidades da Ilha do Mosqueiro, a 80km do centro de Belém:

Na próxima visita a Amazônia, não deixe de visitar os restaurantes de Belém e visitar a Feira do Ver-o-peso e curtir o filhote.

3 comentários:

Ministério Esperança Grupo de Artes disse...

Olá,
Gostaria de saber se encontro este peixe em Manaus.
Agradeço a ajuda.

Fabio Romero disse...

Você encontra sem, em restaurantes especialiazos em pescados. Como é um peixe mas comum na foz do rio Amazonas, ele é facilmente encontrado em Belém e Macapá. Contudo caso não encontre o filhote, tem o jaraqui, pirarucu, tucunaré, tambaqui, entre outros, também deliciosos... Boa Viagem...

Unknown disse...

O filhote de Belém não tem igual.!