Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cruzeiros: Búzios, destino saturado!?

A temporada 2011/2012 dos transatlânticos em Búzios, na Costa do Sol fluminense, começa nesta quinta-feira. Até o dia 21 de abril do ano que vem, o balneário receberá 223 escalas, uma redução de 15% em relação a 2010. A novidade é que, além dos turistas serem recepcionados em um tapete vermelho por um agente da prefeitura oferecendo informações sobre a cidade no Píer Municipal, a cidade terá apenas dois pontos de fundeio para as embarcações. Uma nova regra municipal, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, com apoio do Governo do Estado, prevê um melhor ordenamento náutico como forma de preservação da fauna local.
A decisão surgiu após estudos de impacto ambiental, que comprovaram que não há a possibilidade de Búzios receber mais de dois navios juntos. A lotação da cidade, com o desembarque de 1,5 mil a 3 mil turistas, ainda causa a insatisfação dos moradores da cidade e dos próprios visitantes.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Búzios, cerca de 400 mil cruzeiristas devem desembarcar na cidade nesta temporada. Um levantamento realizado pela prefeitura do balneário revelou que 60% da demanda são provenientes do Estado de São Paulo e que cada cruzeirista gasta em torno de R$ 100 na cidade. Outros 20% têm origem em cidades da Argentina. A previsão é que o segmento deixe em torno de R$ 30 milhões na economia local.

Fonte: Panrotas

Comentários: enquanto na Amazônia, a situação das operações com cruzeiros se deterioram, em Búzios já se discute a saturação da área com este tipo de operação. A demanda para este produto turístico é imensa, porém o crescimento está travado pela pouca e precária infraestrutura dos portos brasileiros.

Nenhum comentário: