Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 1 de outubro de 2011

Cadastur: Bacharéis estão fora!

No dia seguinte da comemoração do Dia do Bacharel em Turismo instituído pela lei federal 10.457/2002, o Ministro do Turismo, Sr Gastão Dias Vieira, publicou a portaria 194 que revoga a normativa 431 de 12 de agosto de 2002, que deliberava o cadastro desses profissionais no Cadastur.
A portaria também TRANSFERIU O CONTEÚDO DA BASE DE DADOS dos bacharéis em turismo para Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo – ABBTUR Nacional. Nenhuma atribuição foi repassada como responsabilidade ou obrigatoriedade do cadastramento. O Cadastur tinha pouco mais de 800 bacharéis cadastrados. O Instituto Brasileiro de Turismólogos enviou ofício ao Ministério do Turismo solicitando maiores informação sobre a decisão e tão logo receba será amplamente comunicada aos profissionais do país.
Acesse na integra a portaria 194/2011 em www.turismologos.org.br.

Comentários: será a privatização do controle dos serviços turísticos? As associações de classe do setor de Turismo possuem seus cadastros e os devidos controles profissionais, contudo a fiscalização, o controle destes profissionais e empresas, necessariamente, deveriam passar pela esfera pública. As entidades do setor não estão preparadas para exercer este processo, sendo assim, os serviços turísticos que vem passando por uma amplo processo de profissionalização, agora, corre-se o risco de reverter o processo. O "novo" ministro vem cheio de surpresas!
Será o início do fim do Cadastur? Será que agências de viagens, operadores, transportadoras, hotéias e guias de turismo serão os próximos? Como a palavra o Ministério do Turismo?
Por sinal, o Ministério do Turismo precisa recuperar seu prestígio, após duas indicações políticas desastradas, a assertividade do mesmo anda comprometida, os escândalos se sucedem e a corrupção também. Até agora, o Ministério tinha escapado dos escândalos de corrupação.

Nenhum comentário: