Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aeroportos: gestão aprimorada!

As empresas aéreas vão poder compartilhar os balcões de check-in, para poder atender mais rápido os passageiros e, assim, diminuir as filas, informou nesta segunda-feira (10)o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. No momento, os programas das companhias estão sendo integrados, de modo a permitir esse intercâmbio. O primeiro aeroporto a ter o sistema de check-in compartilhado será o de Guarulhos (SP), o que deve ocorrer até o fim do ano. A ideia é que os demais terminais sigam o modelo.
O compartilhamento funcionará da seguinte forma: se uma companhia tem cinco posições de check-in ocupadas e está com uma fila muito grande, e uma outra aérea no balcão ao lado tem pouca fila e posições de check-in livres, a primeira poderá usar as posições livres da concorrente para atender seus passageiros. Isso será possível porque os computadores serão integrados. Não está previsto, porém, o uso dos funcionários da concorrente, apenas do espaço e dos computadores, além dos totens de atendimento.

"Vamos começar por Guarulhos porque as metas de melhores práticas (como tempo máximo de espera na fila do check-in) vai começar por Guarulhos. É uma coisa simples, que é feita em outros lugares do mundo e com um custo pequeno", disse Bittencourt, sem estimar o valor do investimento.

O ministro, que participou nesta segunda-feira, de almoço promovido pela Câmara Americana de Comércio, no Rio, disse ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai disponibilizar os índices de pontualidade das empresas e os espaços das poltronas nos aviões em telas nos aeroportos e no próprio site da agência. Ele não soube dizer quando esses dados serão disponibilizados.

Fonte: Agência Globo, via Contato Radar

Comentários: Bem, já havia comentado algumas vezes que a gestão é a saída para o aprimoramento de muitos aspectos operacionais dos aeroportos brasileiros. A medida anunciada pela ANAC sou como uma piada e vem aquela pergunta: porque não fizemos isso antes? De qualquer forma, a inicitaiva tomada pela ANAC vem ao encontro das melhorias pretendidas para os grandes eventos esportivos.

Nenhum comentário: