Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 1 de março de 2011

Flight Report: Puma Air, Belém - São Paulo - Belém

Vôo Puma Air 4900 e 4901 Belém – São Paulo (Guarulhos) - Belém (Ida 25/02 e volta 28/02)

Aeronave: Boieng 737-300, 144 lugares – PR – PUA
A Puma Air é uma empresa nova no mercado, contudo apresenta boa ocupação nos oito vôos que realiza nas rotas entre as cidades de Belém, Macapá, Fortaleza e São Paulo. A única aeronave da companhia pára apenas durante a madrugada, realizando todas as etapas de forma bem pontual e com horários convenientes, principalmente, nas rotas para Macapá e São Paulo.

A avaliação:

1. Reserva: 8
A reserva foi feita totalmente on line, rápido e prático, sem maiores dificuldades. O site da companhia é bem simples e intuitivo, porém não realiza reservas de assentos, o que só pode ser feito por telefone ou na hora do check in.

2. Check in: 10
Os procedimentos de check in foram rápidos, mas atencioso; em menos de 10 minutos, já estava com cartão de embarque, bagagens despachadas, tudo isso sem filas, tanto em Belém quanto em São Paulo; mesmo com a empresa utilizando as etiquetas autocolantes de embarque da Infraero.

3. Aeronave: 7
O Boeing 737-300 da Puma Air (ex-Gol, os detalhes da poltrona são reveladores!)  já apresenta sinais do tempo, denunciados pelas poltronas gastas e luzes amareladas do toillet. Entretando o que sobra de idade, também sobra de espaço entre as poltronas, o bastante para pessoas de todos os tamanhos. Para vôos de longa duração, no caso da maioria das rotas da empresa, o avião é mais confortável que os A320 da TAM.

4. Entretenimento: 0
A companhia não possui nenhum entretenimento a bordo, nem mesmo revistas.

5. Serviço de bordo: 8
Pela tarifa cobrada R$ 219,00 + taxas, foi muito bom. Sanduiches frios, do tipo pão de forma + recheio (generoso), é bastante acertada. Bebidas quentes e frias, com cerveja Cerpa (paraense), deu um toque regional e diferencial ao serviço de bordo. Apenas precisam melhorar os sucos, de sabores não muito agradáveis. Um chocolate artesanal completou o serviço.


6. Check out: 9
A chegada em São Paulo (12:55h) ocorre fora dos horários de pico, o que facilita a devolução das bagagens, o transporte ao centro da cidade e o trânsito da aeronave pelo pátio, uma boa alternativa para quem não quiser chegar a São Paulo com cara de sono. A chagada em Belém ocorre em um horário também muito bom (17:25h), surpreendentemente, apenas a bagagem demorou a chegar na esteira.

7. Tripulação: 10
Uniforme azul e branco (tons Payssandu - time local no Pará), bonito e moderno, sem adereços. Saudações e agradecimentos no início e fim dos vôos.
8. Avaliação Geral: 7,5
A Puma Air parece ainda não ter uma estratégia bem definida, apesar de se diferenciar nos horários, bem alternativos, em relação as companhia grandes e tradicionais que operam praticamente nas mesmas faixas de horário e rotas. A companhia apresenta índices de ocupação elevados, já tendo transportado em Guarulhos mais de 100 mil passageiros. Nos vôos deste flight report, a ida estava com 80 passageiros e a volta com 110, nada mal para os horários oferecidos. Esperamos vida longa a empresa e que, em breve, cheguem novas aeronaves.

Seguem mais algumas fotos:

 Pátios lotados em Guarulhos, e a Copa?
Postar um comentário