Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Singtur-Pa intensifica ações de sensibilização

O Singtur-Pa – Sindicato dos Guias de Turismo/Pará realizou em parceria com a Paratur ação de sensibilização de agentes de viagens e turismo na Região Metropolitana de Belém. As visitas, feitas em dois dias, identificaram operadores autônomos e empresas que já atuam a mais de quinze anos, mas que apresentam irregulares na prestação de serviços, tais como: não utilização de Guias de Turismo credenciados, uso de ônibus fora dos padrões mínimos de conforto, “empresas” sem registro, ausência de contratos de compra de produto turístico, etc.

Cabe lembrar que a informalidade do setor de Turismo trás grandes prejuízos para todo o setor, pois os investimentos feitos pelo Poder Público, basicamente, são “recuperados” pelos gastos dos visitantes na localidade e pelos impostos pagos pelas empresas e profissionais que trabalham tanto com o mercado emissivo quanto receptivo.

Essa informalidade prejudica, “rouba”, clientes e trabalho de empresas formalmente constituídas e de profissionais legalizados. No caso das excursões rodoviárias, na última temporada (junho/julho 2009), o Singtur-Pa estimou em 12 grupos de viajantes, ou seja, aproximadamente 450 clientes que viajaram sem utilizar os serviços de agências de viagens e turismo, sem dúvida um grande prejuízo para as empresas e profissionais legalizados.

Nenhum comentário: