Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 19 de março de 2015

Reembolso de Transporte Público em Belém!

Caros leitores, o transporte público em Belém ainda precisa de melhorias urgentes. Apenas veículos novos não melhoram nada o sistema, é impressionante como os governos municipais não mexem em quase nada neste processo: sem passe integrado, terminais de integração... as poucas mudanças foram novas linhas executivas, alguns veículos novos e linhas expressas, estas mais dimensionadas e vivem lotadas a maior parte do tempo em horários de pico. 

Para melhorar o transporte, temos que continuar reclamando. Há cerca de duas semanas, utilizando uma das linhas semi "executivas" (com carros velhos, bancos duros, horários irregulares não dá para chamar de executivo) que custa cerca de R$ 3,90 me deparei com um ônibus caindo aos pedaços. As reclamação dentro do veículo eram latentes entre os passageiros, muitas dirigidas ao motorista que não podia fazer muita coisa.

Reclamar a SEMOB resolve apenas parte do problema, uma vez que a Secretaria de Mobilidade Urbana, apesar do nome, tem se mostrar incapaz de resolver os problemas estruturais do transporte urbano de Belém. Sendo assim, diante deste cenário, podemos reclamar direto as empresas. Munido de uma câmera, registrei toda a precariedade do veículo e fiz uma reclamação formal a empresa responsável pelo ônibus e exigi o reembolso. Para minha surpresa, 5 dias úteis depois, fui a empresa receber o valor.

Pela qualidade atual do Transporte Público de Belém nota-se que as empresas tem uma visão pouco empreendedora, arcaica e voltada para a manutenção de serviços que nada melhoram o aspecto geral da operação urbana. Horários pouco atraentes, nenhuma integração entre as linhas, falta de refrigeração, sem terminais de integração, funcionários mal treinados, entre outros, mostra as deficiências de gestão das empresas locais.

A pintura dos veículos esta desatualizada. A vitória-régia, apesar de regional, precisa de uma modernização.

Ar condicionado quase caindo na cabeça dos passageiros, além de estar um forninho.

O piso esta tão gasto, que esta quase branco.

Olha o buraco no duto de ar condicionado.

Ar condicionado com remendos para todos os lados.

Cinto de segurança nem pensar.

Esse piso vermelho e gasto é dentro do ônibus, um absurdo. A manutenção preventiva não existe.

Por incrível que pareça, no Círio 2015 este ônibus estava fazendo a linha de turismo.

Nenhum comentário: