Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gadjets x Transportes Turísticos: uma tomada por favor!

Num mundo cada vez mais conectado e com milhares de aparelhos eletrônicos, ter uma tomada por perto é uma questão de necessidade, contudo a maioria dos transportes turísticos não tem acompanhado esta tendência e cada vez mais vemos clientes perguntando: não tem uma tomada?

Numa excursão recente que fiz a Carolina, no interior do Maranhão, pelo menos 20 passageiros perguntaram "Fábio, não tens uma tomada por aí?". Nos veículos de turismo atuais existem poucas tomadas, apesar de muitos já virem com acesso a wi-fi por exemplo, ou seja, mais clientes usando seus aparelhos o tempo todo. Nas paradas ao longo do percurso, é comum muitos clientes descerem com seus gadgets na mão e com o carregador em punho atrás de uma tomada. Esse movimento é tão forte, que mutos restaurantes ao londo da Belém - Brasília, por exemplo, oferecem wi-fi e paredes com dezenas de tomadas para seus clientes. Na hora da saída, motoristas e guias chamam várias vezes os clientes "conectados" as tomadas. 

Nos aviões não tem sido diferente, muitos clientes também reclamam em longas viagens da falta de opção para carregarem seus aparelhos, principalmente na classe econômica, mesmo em empresas que incentivam este tipo de aparelho como forma de entretenimento. Em alguns classes de serviço, como na executiva e 1º Classe, algumas cias oferecem opções de carregamento variadas, como tomada normal e via USB.

No Brasil, a TAM tem sido pioneira na utilização de aeronaves com tomadas para todos os passageiros em todas as classes de serviço. Em alguns A320 da frota da empresa, utilizados majoritariamente em voos domésticos, há tomadas embaixo de cada braço de poltrona, sendo dois a cada três poltronas. Uma ótima opção para os viajantes. Já utilizei estas tomadas nos voos a partir de Belém para Fortaleza, Santarém, Manaus e Brasília e funcionaram direitinho.

Alguns A320 da TAM, em voos domésticos, oferecem estas tomadas universais embaixo de cada braço de poltrona. Uma ótima opção para viajantes conectados. A companhia poderia indicar no site dela as aeronaves que já possuem esta tecnologia. Alguns executivos iriam adorar!

Nenhum comentário: