Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 29 de julho de 2014

Incubadora de Eventos em Juruti!

O Projeto de Incubadora de Eventos desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Pará continua. Nos próximos dias, os técnicos da Setur estarão em Juruti por ocasião do Festival das Tribos. Esperamos que o evento continue a crescer e a infraestrutura de acesso a região melhore para que mais visitantes possam ser recebidos. Acompanhe:

Para fortalecer os eventos em solo paraense com grande potencial de atração turística, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dá continuidade às ações do projeto Incubadora de Eventos com a realização de visita técnica ao município de Juruti, na região do Tapajós, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, por conta da realização do Festival das Tribos de Juruti. O Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. O palco das apresentações é o Tribódromo, onde as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista do título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. A disputa entre as tribos ocorre desde de 1995.

“O objetivo da Incubadora é melhorar a performance dos eventos, para que sejam mais atrativos e atraiam maior demanda de turistas. Com isso, queremos aumentar a eficiência e eficácia na organização e realização do evento para que ele tenha maior rentabilidade”, explica o secretário-adjunto da Setur, Álvaro do Espírito Santo.

Os técnicos do Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica e Institucional (NATI) e da Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) vão conhecer os empreendimentos e pontos turísticos, participar do Festival e de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura para uma análise técnica do evento buscando a sua profissionalização e contribuições que possam aumentar o fluxo turístico bem como o tempo de permanência dos turistas durante a realização do Festival.


Assim, a gestão pública pode identificar oportunidades e definir estratégias de estruturação, incentivo e gestão municipal do turismo. A Incubadora de Eventos tem como objetivo melhorar o planejamento e operacionalização de eventos culturais em todo o Pará, a fim de aumentar a chegada e permanência de turistas nos municípios do interior do estado, estreitando as relações comerciais entre empresas estaduais e municipais, de modo a oferecer um número maior de serviço aos visitantes, influenciando de forma positiva na atividade comercial do município.

Atualmente, nove eventos são acompanhados pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Festival do Miriti, em Abaetetuba; Festival Junino do Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas; Festival do Camarão, em Muaná; Festival das Tribos Indígenas, em Juruti; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; e Marujada, em Bragança.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA

Nenhum comentário: