Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ilha dos Papagaios, encante-se com este passeio!

Na foz do rio Guamá, na zona sul de Belém, uma ilha desponta no amanhecer amazônio, a Ilha dos Papagaios... é uma das programações imperdíveis de Belém do Pará. O passeio é operado quase diariamente pela Agência de Viagens e Turismo Amazon Star e pode ser adquirido também na Enjoy Tours. Mais informações e reservas em www.enjoytours.com.br. Vejam o relato do Guia Levi Freire:

"Pro dia nascer feliz..." Amanhecer em Belém do Pará. Foto: Levi Freire Jr. 
Curta nossa Fan Page no Facebook: Aqui

“Em seus primeiros mapas no século XVI o Brasil foi designado como terra dos papagaios “Brasilia sive terra papagallorum”, o que já evidenciava sua atual posição de país com maior diversidade de psitacídeos do mundo, abrigando 72 espécies reconhecidas (Sick, 1997) Desse Total, a Floresta Amazônica brasileira apresenta 52 espécies, principalmente do gênero amazona, com três espécies em extinção (Sick, 1997; Galetti e cols., 2002)”.
Texto: Levi Freire Jr
Fotos: Levi Freire Jr & Google Images.

Belém do Pará é a grande metrópole da Amazônia, possui uma população de  2.100.319 habitantes de acordo  com o senso IBGE/2010, incluindo a Região Metropolitana – RMB. Apesar de ares e problemas de cidade grande é possível em poucos minutos estar em plena floresta! 
A maior parte da área territorial da capital está na região de ilhas, ao todo são 39 que correspondem a 65% da cidade de Belém. Estas ilhas estão dispostas ao longo da Baía do Guajará e do Rio Guamá. Todas possuem suas características e encantos, mas tem uma que recebe uma atenção especial por ser o palco de “bailarinos” que apresentam um espetáculo imperdível. 

Amanhecer na linda Belém, a Manhattan da Amazônia. Vista a partir da Ilha dos Papagaios. Foto: Levi Freire Jr.
Localização da pequena Ilha dos Papagaios indicada no mapa pela seta vermelha.  Atenção! Mapa Turístico, ilustrativos da região, as escalas não condizem com as escalas reais de distância e tamanho. Imagem extraída de Google Images.

Localizada a poucos minutos do centro de Belém, do outro lado do rio Guamá, a Ilha dos papagaios foi escolhida como dormitório destes Psitacídeos (família psittacidae compreendem: papagaios, araras, periquitos e afins). Para ver este espetáculo é necessário acordarmos bem cedo! As 4h30min. da madrugada estamos a caminho de um dos portos da cidade, e assim, fazer a travessia do rio Guamá em tempo. Após navegarmos cerca de 20 minutos chegamos à ilha que possui uma área de aproximadamente 74 mil m² e é habitada, são 8 casa e estima-se que 36 pessoas moram na ilha.

Ilha dos Papagaios - Belém - Pará - Amazônia - Brasil. Foto: Levi Freire Jr

Tudo ainda está escuro e a cidade do outro lado ainda dorme! Não precisamos fazer nada é só aguardar e enquanto isto, ficamos a “escutar” o silêncio da floresta e do rio. O sol ensaia os seus primeiros raios e começamos a ouvir os primeiros ruídos, uns papagaios mais apressados saem mesmo antes do sol nascer de forma plena. 

Belém ao fundo ainda dorme. Foto: Levi Freire Jr.

E lá vem ele, sua majestade, o sol, acariciando mais um dia, com seus raios.
Foto: Levi Freire Jr

E começa a revoada. Ilha dos Papagaios, ao fundo a cidade de Belém.
Foto: Levi Freire Jr. 

 Com o nascer do sol o balé e a trilha sonora são de emocionar e arrepiar. Vemos nos céus, no sentido do sol, vários papagaios, uns estão sozinhos, outros em par, em trios e em grupos de quatro e de cinco.  De acordo com os estudos realizados em 2006 a população de papagaios é cerca de 10 mil.

Levi Freire Jr na Ilha dos Papagaios - Belém - Pará - Amazônia - Brasil. Foto: Levi Freire Jr


       De acordo com Leiliany Negrão de Moura, Mestre em Teoria e pesquisa do comportamento pela Universidade Federal do Pará, em sua dissertação “Comportamento do Papagaio-do-mangue  Amazona amazônica: Gregarismo, ciclos, nictemerais e comunicação”,  tal comportamento, de se deslocar com o nascer do sol, é em função de que os papagaios apesar de serem aves diurnas fazem seus deslocamentos em horários com pouca luminosidade, sendo regulado por um fenômeno chamado de fotoperiodismo, apesar de ser característico em vegetais também ocorrem em aves, sendo este o regulador de suas atividades. 

Levi Freire Jr  com turistas que  ficaram encantados com a região. 


      Ainda de acordo com Leiliany, o que chamamos de gritaria dos papagaios, é a bem da verdade, sua comunicação sonora. Foi registrado durante as pesquisas 9 vocalizações em seu repertório durante o período reprodutivo, que estão relacionadas a três categorias comportamentais diferentes.

Imagem extraída de:http://consultoriavidaselvagem.com.br/especies/especies/aves/fichas-biologicas-das-aves/aves-pscitacideos/silvestres/papagaio-do-mangue-amazona-amazonica/

“O Papagaio-do-mangue é uma espécie gregária que vive em grandes bandos (Sick, 1997). Sua plumagem é predominantemente verde, sendo mais pálido nas partes inferiores. Apresenta as partes frontais das bochechas e da coroa amarelas, com a parte posterior d bochecha verde. A região dos olhos é azul-violeta (Sick, 1997; Juniper & Parr, 1998). Possuei comprimento de 31 a 34 cm, não apresenta dimorfismo sexual, Poe 3 ovos que eclodem após 29 dias de incubação ( Sick, 1997). Vivem de 50 a 60 anos (Sick, 1997; Juniper & Parr, 1998)”

Levi Freire Jr. Nascer do Sol na Amazônia. Belém - Pará Brasil  

Levi Freire Jr. Ilha dos Papagaios - Belém - Pará - Brasil

Levi Freire Jr. Furos & Igarapés. Belém - Pará - Brasil 


Os guias de Turismo Levi Freire Jr & Ângela do Mar com a inteligentíssima Monitora Shyla (ao centro).  Importante frisar que para guiar na região é necessário ser guia de turismo de acordo com os termos da Lei 8.623/93 e estar no Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo. Qualquer atividade desenvolvida sem os pré-requisitos estabelecidos pela lei é considerada crime de exercício Ilegal da profissão. 
Referências Bibliográficas:
Dissertação de Leiliany Negrão de Moura apresentada ao departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Belém – 2007

Fonte: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2014/02/ilha-dos-papagaios-belem-para-brasil-by.html

Nenhum comentário: