Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cruzeiros: Parabens a Setur e a Paratur!

Dia 20 de fevereiro de 2012 (em plena quarta-feira), Belém do Pará, mais uma vez, mostrou que tem vocação para grandes operações turísticas. Recebemos 1800 cruzeiristas em dois navios procedentes da Alemanha e Estados Unidos. Com direito a pernoite, dezenas de visitantes foram vistos em pontos turísticos da capital, além de dezenas de veículos de turismo e embarcações realizando passeios. Um marco para a capital. Esta temporada serão mais de 40 mil passageiros movimentados em Belém e Santarém, também um recorde. 
 
Neste contexto, fica os meus parabens a Secretaria de Turismo do Pará e a Paratur pela mudança de postura em relação aos cruzeiros marítimos. Iniciado deste 2012, a poder público tem acompanhado todas as operações de cruzeiros na capital. Além da calorosa recepção, um fato importante esta ocorrendo, que é o acompanhamento estatístico deste fluxo, que gera emprego, renda e utiliza parte da oferta turística da capital em período de baixa temporada.
 
Esperamos que o acompanhamento também ocorra em Santarém e que os demais destinos amazônicos também acompanhem mais em detalhes este fluxo. Segue o post sobre os cruzeiros extraído do blog turismoparaense.blogspot.com:
 
 

 

Com o objetivo de inserir, até 2020, as cidades de Belém e Santarém entre os principais destinos de cruzeiros estrangeiros na Amazônia, o governo do Estado e a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) têm recepcionado de forma calorosa os visitantes oriundos de outros países. Na manhã desta quarta-feira (20), Belém recebeu dois navios, com turistas da Alemanha e Estados Unidos, um na Estação das Docas e outro no porto de Icoaraci, distrito de Belém. Foi primeira vez que a cidade recebeu dois cruzeiros no mesmo dia, desde o começo da temporada de chegada de navios, iniciada em outubro do ano passado. Cerca de 1,2 mil turistas alemãs chegaram à capital paraense a bordo do MS Aida Vita, atracado em frente ao Fundeio do Canal de Minas, onde permanece até quinta-feira (21). Mais de 400 visitantes desembarcaram, por volta do meio-dia, na Estação das Docas, ao som de carimbó e ritmos regionais do grupo Sabor Marajoara. Outro grupo com 600 turistas americanos desembarcou, mais cedo, por volta de 9 horas, em Icoaraci, a bordo do MS Azamara Quest. A previsão é que o cruzeiro parta ainda nesta quarta-feira, a partir das às 18h. Para recepcionar e incentivar os visitantes estrangeiros a conhecerem mais a cidade, foram distribuído sachês com o cheiro do Pará, guias e material fotográfico de Belém, além de cartões postais. Segundo a gerente de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ariane Mathne, a ação busca divulgar a cultura da região. A Paratur promove diversas iniciativas com objetivo de incentivar a vinda de cruzeiros estrangeiros para a cidade, e uma delas é participar de feiras nacionais e internacionais, divulgando o que já foi feito e mostrando como é a receptividade dos turistas no Pará. "Temos certeza que uma iniciativa como essa tem efeito multiplicador não só para os responsáveis pelos cruzeiros, mas também para os próprios visitantes, que, quando chegam a Belém, ficam encantados", diz. A Paratur deve participar de mais três feiras de cruzeiros nos próximos três meses: a City Trade, em Miami (EUA); a BPL, em Lisboa, Portugal; e a Brastoa, em São Paul.


Para a presidente da organização social Pará 2000, Gabriela Landé, a Estação das Docas é um dos principais pontos de desembarque de cruzeiros internacionais. "Quando fomos convidados a participar dessa iniciativa, aceitamos de imediato, pois acreditamos que o Pará só tem a ganhar com essa ação. Estamos com um orientador de público bilíngue repassando informações da Estação das Docas, que é um dos principais cartões postais de Belém", conta. "Distribuímos também informativos sobre a cidade e garantimos a parte de sonorização, a equipe de operação de áudio e os grupos de musica regional, que fazem essa grande festa de boas vindas aos turistas", destaca Gabriela Landé. A temporada de cruzeiros começou em outubro de 2012 e prossegue até maio deste ano, quando Belém e Santarém terão recebido um total de 68 navios, trazendo mais de 46 mil turistas de cruzeiros oriundos da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra.




Nenhum comentário: