Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O navio alemão Amadea abriu a temporada 2012-2013
Alemanha, Inglaterra e Estados unidos estão entre os países de partem cruzeiros com destino a Belém e Santarém em novembro e dezembro deste ano. A temporada atual de cruzeiros, que teve início em outubro, já trouxe ao Pará 600 passageiros alemães e até dezembro recebe cerca de 7 mil turistas em mais 8 cruzeiros, fechando o ano com 7.500 visitantes. Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, a temporada 2012/2013, que segue até outubro do ano que vem, deve trazer quase 20 mil turistas no total, em 27 cruzeiros de diversas nacionalidades já confirmados.
Turistas alemães apreciaram a gastronomia paraense, servida
em lugares como o Manjar das Garças, referência
para o turismo do Pará
Durante os dias 17 e 18 e 28 e 29 deste mês, devem passar por Belém os cruzeiros Aida e Silver Cloud, com passageiros da Alemanha e dos Estados Unidos, respectivamente. Ainda de acordo com João Ribeiro, “cada turista gasta, em média 150 dólares, nas programações que envolvem visitas a locais turísticos, bares, restaurantes e lojas. Este valor pode ser maior se a visita envolver pernoite, o que aumenta o tempo de permanência”, explica.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promoveu há alguns meses, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), uma reunião para planejar ações de receptivo turístico que contou com a presença de representantes de diversas entidades e instituições públicas ligadas ao receptivo do Estado além de empresários do setor. “Foi a primeira de uma serie de reuniões com as entidades e empresas de receptivo de Cruzeiros para encontrarmos pontos em comum para melhor recebermos os turistas”, disse Socorro Costa, presidente da Paratur, ressaltando o compromisso do Governo do Estado como articulador de parcerias das mais diversas esferas para a promoção do turismo como atividade geradora de emprego e renda para o Estado.

Socorro Costa (presidente da Paratur) e João Riberio, da
Amazon Icominig Service. Parceria entre Governo
e trade para melhor receber os turistas
“É muito gratificante ver que o Pará, que divulgamos como a obra prima da Amazônia, está atraindo cada vez mais turistas ao nosso Estado. Afinal, nossa meta é fechar o ano com cerca de 1 milhão de turistas e os cruzeiros que passam por Belém e Santarém deixam importantes divisas em nosso Estado, sem contar a absorção da nossa mão de obra e contratação dos nossos serviços de receptivo”. Frisa Socorro Costa, ao justificar que a atenção que o Pará tem recebido dos turistas alemães se dá, entre outras coisas, pela divulgação realizada em grandes eventos internacionais nos quais a Paratur se faz presente, tais como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a International French Travel Market (IFTM Top Resa), a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. “Mostramos ao mundo em eventos como estes as belezas e atrativos da Obra Prima da Amazônia, de acordo com o que sugere o Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, que já encontra-se em fase de implementação. Essas ações concretas fazem parte do nosso objetivo de transformar o estado em líder no turismo na Amazônia até 2020”, informa.

Na comunidade do Acará moradores mostraram
a rotina dos coletores de açaí
A segurança dos turistas é um dos pontos que recebe mais atenção por parte das entidades. Major Henrique Pereira, do Comando de Policiamento Turístico (CIPTUR), informa que em Belém a policia turística conta com pontos fixos de atendimento na sede da Paratur, Aeroporto Internacional de Belém, Estação das Docas e no CAN em frente a Basílica de Nazaré. “Temos o ponto positivo de que nos últimos cruzeiros que passaram por Belém, não registramos ocorrências”, complementa.

O cruzeiro alemão Amadea, inaugurou a temporada em Belém durante a realização do Círio de Nazaré, com 600 passageiros, participando também dos eventos da grande festa católica dos paraenses, época em que a cidade recebeu cerca de 67 mil turistas, segundo o Dieese Pará e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Além de conhecer diversos espaços na cidade e de visitar uma comunidade ribeirinha localizada no município de Acará, próximo a Belém, onde fizeram uma trilha ecológica, os alemães apreciaram a gastronomia paraense, muito atraente ao paladar dos turistas europeu e americano, entre outros.

Trilhas ecológicas vendem o turismo de natureza no Pará
De acordo com dados da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o Brasil é o quinto país que mais recebe turistas em cruzeiros marítimos no mundo. Na temporada 2010/11, foram transportados 793 mil passageiros pela costa brasileira, o melhor resultado de todos os tempos. O presidente Abremar, Ricardo Amaral, destaca o impacto positivo da atividade na economia e que, “apesar da colocação favorável, o Brasil tem condições de crescer ainda mais neste segmento”.

Texto e fonte: Benigna Soares e Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur, http://turismoparaense.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário: