Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Curiosidades da Amazônia: Jambu!

O jambu, não confundir com jambo, a fruta, é uma ortaliça típica da Amazônia, especialmente, no Pará, onde é largamente utilizada na culinária regional. Ela acompanha pratos tradicionais, como Pato no Tucupi e Tacacá; além de pratos comtemporâneos, como a caldeira de filhote ao tucupi, o risoto de jambu e até pizza com queijo e camarão. Originária da América do Sul, também é encontrada no sudoeste asiático.

Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, tornando a experiência gastronômico algo especial. A medida que você mastiga as folhas, dependendo do grau de cozimento da mesma (quanto mais crua, mais intenso o efeito), começa a sentir o efeito, que dependendo de quem esteja sentido, varia de caimbra a tremedeira.
Inflorescência de jambu

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi meu nome Darlene glória, sou de Fortaleza e moro em Imbituba SC altas praias e é também a cidade da baleia franca.Me apaixonei pela sua reportagem sobre o jambu, meu grande sonho é conhecer a Amazônia, eu tenho cuia de comer o tacaca castanha do para e amo o asai parabéns pela sua reportagemmmmm sou dona de padaria e amei o bolo de cupu abraços

Fabio Romero disse...

Bem, quando vier por aqui me avise, pra gente provar uma iguarias regionais. Já estive em SC também... só as águas que são geladas... Abraços...