Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 16 de outubro de 2011

Supernorte!

Por uma Amazônia mais verde, a Supernorte deste ano buscou consolidar as políticas verdes para os negócios envolvidos na cadeia de comércio varejista e atacadista da região. Confesso que sou um grande entusiasta da idéia, pois a mudança de postura das empresas colabora para uma mudança social mais abrangente. Durante a feira, tive contatos com muitas boas iniciativas de tentar integrar negócios e responsabilidade social, como dos produtores de produtos orgânicos, de açaí, de insumos da Amazônia, etc.

Contudo apenas as iniciativas dos supermercados e seus parceiros, em si, não trarão melhorias se nós, consumidores, também não mudarmos nossa postura, com medidas simples, mas somadas, fazem uma diferença enorme para o meio ambiente. Tenho alguns exemplos que pratico:

1. Plante uma árvore: o quintal de casa, até dois anos atrás, era todo impermeável, de lajota. Há pouco mais de dois anos, convenci meus familiares a me doarem 1 metro quadrado do quintal para eu plantar duas mudas de açaí. Bem, já estamos na terceira safra e o açái é delicioso, além de absorver água da chuva. Para vocês terem uma idéia, somente em chuvas muito fortes que a água passa da metade da área, pois no solo onde está o açái, o solo chega a absorver mais de 4 litros de água por minuto; 

2. Recicle e ajude as pessoas: há pouco mais de um ano comecei a experiência de separação de lixo reciclável em casa, no início foi difícil, pois tive que convencer e vigiar a mudança de hábito de parentes e amigos em casa. Hoje, juntamos um recipiente de 100 litros de capacidade por semana e doamos a uma cooperativa de catadores nas proximidades. Antes desta iniciativa, produzíamos até 12 sacos de lixo médio semanalmente, agora, quando muito, 5.

3. Aproveite a iniciativa alhei: Hoje, aproveito a iniciativa dos supermercados e ajuda no meio ambiente. Antes não tinha onde descartar as pilhas que utilizada, ontem mesmo (15/10) passeio num supermercado perto de casa e descartei na área correta.

Gostaria de registrar e agradecer o convite do Sr. Tadeu Soares, da Mundial Turismo e da Sr. Regina Caracciolo, Guia de Turismo.

Nenhum comentário: