Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aéreas de baixo custo, recordes em 2010

MADRI – Nem vulcão islandês, nem crise econômica afetaram os resultados das companhias low cost, low fare na Espanha no ano passado. Vueling, Air Berlin e Ryanair transportaram seus números recordes de passageiros em 2010. A espanhola Vueling transportou 11 milhões de passageiros, 35% mais que no ano anterior, com ocupação média de 73,2% nos 5.814 voos realizados.

Nos voos da low cost alemã Air Berlin voaram 33,6 milhões de passageiros, 3,8% mais que os transportados em 2009. A ocupação média foi de 76,8% e houve um aumento da oferta de 4,7% em 2010. A líder europeia do setor, a irlandesa Ryanair, transportou em 2010 72 milhões de passageiros, ou 10% mais que no ano anterior. Em agosto, a empresa registro recorde mensal de passageiros transportados, alcançando 7,7 milhões no período.
Comentário: No Brasil, o modelo low cost parece não ter decolado a contento. Os serviços convencionais mantém a preferência do público, apenas com adaptações "à brasileira". Algumas rotas da Gol e da Webjet já há venda de serviços a bordo, porém as tarifas continuam em patamares elevados, ou seja, o modelo é low cost na parte que gera novos lucros, como a venda de serviços a bordo, mas isso não se traduziu na redução das tarifas, pelo contrário, a ANAC registrou sensível aumento das tarifas médias pagas ao longo de 2010.  

Fonte: Portal PANROTAS

Nenhum comentário: